Terrorismo impede participação crianças de alguns distritos no XV Festival Nacional dos Jogos Escolares

0
199

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse esta segunda-feira (6) na cidade de Nampula, que as acções terroristas que se intensificam na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, condicionaram a participação de alguns distritos daquela parcela moçambicana na XV edição do festival nacional dos jogos desportivos escolares.

A XV edição do festival nacional dos jogos desportivos escolares, finalmente arrancou nesta segunda-feira na capital do norte, depois de falhar em 2021 e 2023 devido a pandemia da covid-19, bem como a conjuntura económica.

As cerimónias de abertura do mais importante evento desportivo escolar de Moçambique foram dirigidas pelo respectivo Presidente da República, Filipe Nyusi, que, na ocasião, voltou a frisar os impactos negativos trazidos pelas acções terroristas em Cabo Delgado, transparecendo o facto de ter condicionado a prática de actividades desportivas e consequente não participação de alguns alunos no festival.

“Por outro lado, é justo partilhar com a comunidade escolar que a actividade que inclui o desporto escolar, em alguns distritos da província de Cabo Delgado, está condicionada pelos actos terroristas”, disse Filipe Nyusi.

“Os terroristas queimam e destroem escolas, destroem casas, separam famílias, separam crianças dos seus pais, matam alunos e professores, matam a população. As meninas e os meninos se tornam nómadas, sem abrigos fixos, o que dificulta a actividade escolar”, prosseguiu o estadista moçambicano.

Aos jovens atletas e a sociedade em geral, Filipe Nyusi reiterou o seu apelo no sentido de desencorajarem os actos terroristas que, em larga escala, minam o desenvolvimento do país.

“Nós devemos condenar esses actos bárbaros, devemos ser solidários com os nossos irmãos, nós jovens não devemos aderir aos aliciamentos, devemos desencorajar aos nossos amigos e irmãos que assim pensam. Nós jovens devemos mobilizar apoios para os nossos colegas que vivem com todo tipo de carência, até giz, caderno, lápis, etc. Muitas famílias são desprovidas de condições materiais e financeiras necessárias para comparticipar nos custos para escolaridade dos seus educandos”, referiu.

“Por isso, exortamos o envolvimento de todos para oferecermos a melhor resposta aos desafios do desporto nacional. A pátria chama por nós, chama por jovens com orgulho de pertencer esta nação”, precisou Filipe Nyusi.

o XV festival dos jogos desportivos escolares vai movimentar, durante cerca de duas semanas, um universo de 1430 atletas, em diferentes modalidades desportivas.

Durante este período, Nyusi alimenta boas expectativas de que o evento irá promover talentos capazes de representar as selecções nacionais, para além do evento servir como um dos mecanismos para a consolidação da unidade nacional.

“Nós temos certeza de que do festival de Nampula sairão alguns campeões de amanhã, sairão também os campeões do patriotismo, da moçambicanidade, da paz, da solidariedade, da proactividade, da ética, da moral, da auto-estima e a sociedade espera ver campeões da promoção do desenvolvimento e do progresso”, almeja Filipe Nyusi.

“A nível do desporto, é nossa intenção de transformar os jogos escolares, num autêntico viveiro dos jovens atletas, estudiosos, capazes de ocupar um espaço no desporto nacional que clama por mais qualidade e melhor competitividade, não só, também cidadãos íntegros que o país deve contar e se orgulhar. Na viabilização deste comando constitucional, o país tem adoptado e implementado um conjunto de políticas, estratégias e acções”, continuou o chefe da nação moçambicana.

“O desporto escolar promove o desenvolvimento de saúde física e mental de crianças e jovens. Ajuda os alunos a adquirir hábitos e condutas psicomotoras, criatividade, gosto de exercícios físicos. O desporto desenvolve carácter e valores, atitudes positivas que fortalecem as habilidades individuais, estimula e promove valores culturais incluindo o sentimento de cooperação, responsabilidade”, reconheceu.

De referir que o único jogo realizado na abertura do XV festival de jogos desportivos escolares, colocou frente a frente as delegações provinciais de Nampula e Zambézia, na modalidade de futebol masculino, tendo terminado com o empate sem abertura de contagem. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui