Nampula (IKWELI) – As equipas da província de Nampula, Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala, saíram vitoriosas no pretérito fim-de-semana, na segunda jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Moçambola da presente temporada.
O Ferroviário de Nampula teve uma considerada difícil deslocação à Inhambane, onde defrontou a Associação Desportiva de Vilankulo que derrotou pela marca mínima, 0-1, num golo conseguido na conversão de grande penalidade por intermédio de Telinho.
Trata-se da segunda vitória dos chamados axinenes de Nampula, pois na jornada inaugural receberam e derrotaram o homónimo da Beira, também por 1-0, passando agora a contar com 6 pontos na quarta posição da tabela classificativa da competição.
Em Nacala e num campo repleto de espectadores, o Desportivo local teve a visita do Textáfrica de Chimoio, partida na qual a turma comandada por Carlos Manuel, Caló, saiu vitoriosa, por 3-2.
Até porque o Textafrica de Chimoio entrou melhor no jogo, tendo protagonizado jogadas que ameaçaram o Desportivo na sua própria casa. Em razão disso, os chamados fabris do planalto, conseguiram marcar dois surpreendentes golos que gelaram por completo a bancada constituída pelos adeptos ferrenhos do Desportivo de Nacala, ainda na primeira parte. Os golos foram apontados por Edilson e Mário Sinamunda.
Entretanto, quando o nível de confiança elevou-se do lado do Textáfrica, numa possível vitória naquelas bandas da zona económica especial, adormeceu o que concorreu para o Desportivo encontrar-se nas quatro linhas e empatou a partida, obrigando, assim, sair-se ao intervalo com 2-2 no placar. Os tentos do Desportivos foram da autoria de Macamo e Mabote.
Na segunda parte, viu-se mais Desportivo de Nacala a assumir o controlo do jogo, mas o terceiro golo veio nos instantes finais do encontro, por intermédio de Shelton, ditando, desta forma a segunda vitória consecutiva da turma nacalense.
“A primeira parte muito sofrida. Estivemos a sofrer dois golos aos 16 minutos isso em casa, com uma exibição completamente apática, mas tivemos uma reacção muito boa e conseguimos sair da primeira parte com o resultado igualado de 2-2”, começou por observar o mister Caló, treinador do Desportivo de Nacala.
“Não é muito comum isso no futebol moçambicano, existir esses golos e esse espectáculo todo. Na segunda parte foi melhor da nossa parte e o Textáfrica caiu um pouco de ritmo. Nós assumimos mais as despesas do jogo que era de ir para cima do adversário e como o corolário disso acabamos fazendo o terceiro golo”, prosseguiu o timoneiro que disse não estar satisfeito com a exibição da equipa, apesar da vitória.
“Estão de parabéns os rapazes por esta vitória, mas pode parecer paradoxal, não estamos satisfeitos, também, pela exibição ainda, mesmo a exibição de Maputo, exibição de hoje, se calhar esteja a ser muito exigente, mas se nós queremos efectivamente trilhar bons caminhos é preciso melhorar mais nas nossas prestações. É verdade que a equipa tem duas vitórias, mas eu conheço muito bem o Moçambola, o nível competitivo das equipas que ainda teremos que defrontar mais pela frente, por isso sou exigente para com os meus jogadores. Mas fora disso estão de parabéns”.
Para Soarito, treinador interino do Textáfrica de Chimoio, “eu penso que foi um bom jogo. O Desportivo fez-se valer de factor casa. Estiveram aqui duas equipas que ascenderam agora ao Moçambola. Foi um bom jogo de futebol, de facto, sem escaramuças, há que realçar”.
O ex-internacional moçambicano, rasgou fortes elogios ao quarteto de arbitragem chefiado por Amisse José. “Apesar de ter perdido o jogo, mas saio satisfeito daquilo que foi esta equipa de arbitragem. Talvez uma das poucas equipas de arbitragem daquelas que eu, mesmo como jogador nunca vi, sobretudo a jogar em Nacala. Por isso, está de parabéns a CNAF pela nomeação desses rapazes que aqui estiveram. Que continue assim, porque nós queremos árbitros dessa natureza para o Moçambola”.
“Em relação o jogo dito, eu penso que foi um jogo bem disputado e o Desportivo não tem culpa nenhuma porque nós é que demos os golos, como vocês viram, em zonas bastante sensíveis não devíamos perder a bola, mas nós de facto perdíamos a bola. Há que levantar a cabeça muito cedo, os meus rapazes bateram-se bem e espero melhorar nos próximos tempos, sabem que o futebol é isto, somos uma equipa nova, vamos arregaçar as mangas e continuar a trabalhar, quiçá, melhores dias virão”, precisou a fonte.
Outros jogos desta ronda forneceram os seguintes resultados: Associação Black Bulls 3-0 Baía de Pemba, União Desportiva de Songo 2-0 Ferroviário de Lichinga, Ferroviário de Maputo 0-1 Costa do Sol, Ferroviário da Beira 0-0 FC Brera Tchumene.
Volvidas duas jornadas, o top 5 da tabela classificativa do Moçambola são ocupadas pelas equipas da Associação Black Bulls (6), União Desportiva de Songo (6), Desportivo de Nacala (6), Ferroviário de Nampula (6) e Costa do Sol (3). (Constantino Henriques)