Nampula (IKWELI) – Uma professora de alunos com necessidades especiais, na província de Nampula, no norte de Moçambique, lamenta e mostra a sua insatisfação no que diz respeito a falta de acompanhamento dos pais e encarregados de educação destes seus educandos.
Trata-se de Suzana Paulo Malule, professora há 14 anos, que há 10 trabalha com alunos com problemas de audição e outros como neurológicos na Escola Primária do Parque Popular, localizada no centro da cidade de Nampula.
Suzana Paulo disse ao Ikweli que, assumiu a turma numa altura em que trabalhava como intérprete de língua de sinais na igreja. Abraçou a oportunidade mesmo sabendo que encontraria desafios constantes.
Para ela, um dos desafios tem sido o facto de os alunos entrarem para a escola com pouca noção sobre a língua de sinais convencional.
“Muitas vezes os pais trazem as crianças muito tarde. Posso dizer que agora eles já trazem com sete anos, mas com receio, usando a língua de sinais que aprendem em casa e quando chegam aqui tem sido desafiante. Vamos dar o exemplo de uma criança que fala em língua local e vem a escola para apreender português é nessa ordem de ideias”.
Para além disso, Malule queixa-se do fraco acompanhamento e participação activa dos pais e encarregados. No entender da fonte, os mesmos não mostram interesse em dar seguimento ao processo de ensino e aprendizagem das crianças quando comparado com os outros.
“Nunca me apareceu um encarregado de educação com disposição em aprender a língua de sinais para poder comunicar-se com o filho, eles não estão preocupados com isso. Eu penso que, sabendo um pouco a língua seria um passo enorme porque podem ajudar nos exercícios em casa, ou seja os TPC´s mas não o fazem porque há essa barreira na comunicação”.
Por causa disso, Suzana Paulo Malule sublinhou que os seus alunos com necessidades especiais fazem-se à escola sem ter cumprido com os deveres de casa.
“Eles podem levar os exercícios para casa, mas voltam a escola sem ter resolvido e isso acontece porque por falta de acompanhamento e criança é assim, você precisa perguntar se tem TPC e não fazer no lugar do aluno, porque por vezes acontece, se forem pais que pegam nos cadernos andam a resolver os exercícios e eu na qualidade de professora, consigo ver que o exercício não foi resolvido pelo aluno e deixo uma nota no caderno do aluno”.
A fonte explicou que para além de alunos com problemas de audição, trabalha igualmente com crianças com outros tipo de necessidades, “tenho também alunos com problemas neurológicos, já trabalhei com crianças que não eram cegas, mas tinham problemas de vista e coordenação motora”.
Professora Suzana revelou ao Ikweli que, trabalha com 27 alunos divididos em três classes na mesma turma, nomeadamente, 1ª, 2ª e 3ª classe respectivamente.
De acordo com a fonte, o mesmo acontece porque a escola conta com apenas dois professores especializados para trabalhar com alunos com necessidades especiais.
“Os alunos são divididos em fileiras numa única sala, ou seja, é uma turma mista com mesmo ciclo de aprendizagem, esses por exemplo são do primeiro ciclo e quarta e quinta são igualmente do mesmo ciclo e isso acontece por falta de professores”.
Os alunos da professora Suzana têm maior desempenho na disciplina de Matemática, uma vez tratar-se de uma área que lida apenas com os números quando comparado com as outras como o português.
“Isso é porque para eles, têm palavras que não existem, como preposições, se você diz: eu vou para casa, o para não existe, para eles e acaba dificultando na escrita deles. No entanto percebem o abecedário, assim como algumas palavras que usamos na língua de sinais convencional, alguns conseguem dizer o nome”.
Suzana aproveitou para lançar um apelo aos pais e encarregados de educação, no sentido de mostrarem preocupação em aprender a língua de sinais para que haja comunicação entre ambos, mas também ajudar a resolver os exercícios que são passados na escola.
Importa referir que, a aluna mais velha da professora está no intervalo dos 15 aos 17 anos de idade e frequenta a primeira classe. (Ângela da Fonseca)