Nampula (IKWELI) – O administrador do distrito de Eráti, na província de Nampula, Manuel Manussa, desmente as informações postas a circular dando conta de um ataque terrorista ocorrido no posto administrativo de Odinepa, nas margens do rio Lúrio, do qual teria resultado na morte de 5 civis.
O governante disse que houve uma agitação por parte da população local, por conta de uma falsa informação postas a circular por pessoas de má-fé.
“Não tem nada de ataques lá, é mentira, é agitação, ninguém morreu e ninguém foi decapitado, e não passou nenhum terrorista. Qualquer coisa, nós como governo vamos falar, e tem pessoas que estão a se agitar de um lado para o outro, e não estão concentradas num único ponto, mas por causa dessa agitação que está a se criar e, praticamente, nós temos número das pessoas que estão deslocadas devido a essa agitação”, disse Manussa.
Desde a tarde da última quinta-feira (25), informações de Namapa indicavam que “estamos numa situação complicada, aqui em Namapa. O povo conta que hoje [25 de abril], as 10horas, terroristas entraram em Machese – Odinepa, perto de ponte Lúrio, mataram cinco pessoas e queimaram as casas. O povo conta o número de terroristas é maior, em comparação com a primeira vez. Este tempo muitas pessoas continuam a fugir para Namapa”.
Irmã Dionísia, missionária Carmelita, residente em Namapa, disse que há relatos de ataques terroristas, e a população está vindo em massa para Namapa.
“Como sabe, ninguém quer ir para lá confirmar, mas o que estamos a ouvir das pessoas é que estão a fugir de Odinepa e na aldeia de Manica, ouvimos que mataram algumas pessoas e foram para Mazua, e nessa manhã estão na aldeia de Sotua, depois da sede de Odinepa, e as pessoas estão a fugir para cá, e nós estamos a acolher muita gente”, disse a missionária. (Malito João)