Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula garante estar a envidar esforços no sentido de prover e dar acesso, cada vez mais, os serviços básicos à população do maior círculo eleitoral do país.
A garantia foi dada pelo governador de Nampula, Manuel Rodrigues, aos 94 membros da Assembleia Provincial, os quais estavam reunidos na XI sessão ordinária do órgão, que decorre desde esta segunda-feira (22).
Segundo esta fonte, também, o provimento de serviços tem em vista o cumprimento das recomendações dadas pela Assembleia Provincial para as actividades a serem desenvolvidas no corrente ano. E destas recomendações, há que ter em conta a expansão dos serviços de saúde, educação e abastecimento de água potável, bem como o melhoramento do saneamento do meio.
“O sector de obras públicas continuará a desenvolver acções focalizando na condição de mais água, melhoramento do sistema de saneamento de meio e na melhoria da transitabilidade”, anotou.
Rodrigues falou da construção, no corrente ano, de 33 novas salas de aula nos distritos de Angoche, Nampula, Lalaua, Mecubúri, Mogincual, Mogovolas, Muecate e Murrupula, assim como o lançamento de concursos públicos para o acabamento de obras do sector de saúde que se encontram abandonadas.
Ainda no que se refere ao sector da Saúde, Manuel Rodrigues apontou a contratação de 168 profissionais, dentre médicos, técnicos especializados, agentes de serviço e motoristas.
Por outro lado, é aposta do executivo de Nampula construir 21 novos sistemas de abastecimento de água na província, assim como abrir 479 furos nos distritos de Angoche, Moma, Mecubúri, Mogovolas, Muecate, Murrupula, Lalaua, Eráti, Ilha de Moçambique, Larde, Liupo, Malema, Meconta, Memba, Mogincual, Nacala-à-Velha, Monapo, Mossuril, Nacala, Nacarôa, Nampula, Rapale e Ribáuè.
Com estas novas construções, espera-se beneficiar um total de 57 mil habitantes.
No que se refere a transitabilidade rodoviária, é aposta do CEP, para o corrente ano, construir 4 novas pontes nos distritos de Eráti, Rapale, Muecate e Ribáuè, no sentido de garantir melhor transitabilidade aos produtores. “Essas acções poderão contribuir para garantir que os agricultores possam levar os seus produtos para os mercados de forma rápida e segura, estamos avaliando as nossas práticas, para garantir o escoamento agrícola eficaz”.
Sobre a produção e produtividade, o CEP diz esperar colher 12.7 milhões de toneladas de diversas culturas na presente campanha agrícola, assim como “distribuir 102 cabeças de gado bovino de raça melhorada”, incluindo a produção de “3.202 mil toneladas de carne de gado bovino, 19.116 mil de carne de frango e 3.7 milhões de dúzias de ovos e 24.6 milhões de pintos”. (Virgínia Emília)