A Renamo e a sua disciplina: Que Conselho, hein…?

0
211

Nampula (IKWELI) – O partido Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) realizou até a madrugada desta segunda-feira (15) a VI Sessão Ordinária do seu Conselho Nacional, em uma instância hoteleira de luxo da capital do país, Maputo, a meio de expectativas da sociedade.

Esperava-se reformas, ainda que não se soubessem quais.

A grande novidade tem a ver com o perfil do candidato a presidência do partido, cujos requisitos deixaram, ainda mais, de boca aberta os moçambicanos.

Enquanto decorria a sessão do Conselho Nacional, que viria a marcar o congresso do partido para o próximo mês de maio, um proeminente membro da perdiz, por sinal deputado da Assembleia da República, Venâncio Mondlane, e seus seguidores, procurava, a todo o custo, diabolizar Ossufo Momade, que lidera o então movimento rebelde desde ao congresso que seguia a morte de Afonso Dhlakama.

No fim da sessão, o porta-voz do partido anotou que “uma das deliberações da reunião foi mesmo a definição do perfil: os membros decidiram que o candidato deverá ter o mínimo de 35 anos, 15 anos de militância ininterrupta e ocupado alguns cargos de direcção por, no mínimo, cinco anos”.

O Ikweli, na cidade de Nampula, entrevistou cidadãos locais, os quais estão, também, divididos quanto as decisões tomadas neste conselho nacional da Renamo.

“O problema não é só da Renamo. Parece que todos os partidos estão sem norte”, disse Maimuma Braimo, que vive no bairro de Namutequeliua, a qual comenta que “eu, também, acho que a pessoas que estão a fazer de tudo para destruir a liderança de Ossufo Momade, talvez por ser de Nampula, mas a verdade é que o ambiente político no país não está nada bom”.

Carlos Pedro, que vive no bairro de Muatala, comenta que “eu esperava que a reunião do conselho nacional da Renamo fosse mais suave, mas por aquilo que estamos a acompanhar as decisões tomadas vão afundar sonhos de muitos jovens que seguiam o partido”.

“Era preciso colocar disciplina na casa. O Venâncio, por exemplo, é muito indisciplinado. Não tem disciplina partidária. Aquilo que ele faz não se faz. As coisas numa casa são discutidas dentro da casa e não de qualquer maneira”, comenta Jamal Pulga, da cidade de Nacala.

Um outro simpatizante da Renamo em Nacala disse ao Ikweli que “parece que aqueles que querem destruir o partido não estão a conseguir. Tudo isso que está a acontecer com a Renamo nos últimos tempos não é normal. O presidente Ossufo deve ver bem essa situação. Deve ver a quem escolhe para ser seu assessor”.

“O que esperamos é que os partidos se organizem quanto cedo, porque assim, sem mostrarem os seus candidatos à Presidência da República, Assembleia da República e as Assembleias Provinciais fica muito difícil nos escolhermos no momento exacto”, comenta a estudante Carla Pedro.

Ainda quanto a VI Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Renamo, as notas dominantes têm a ver com o confronto entre presumíveis apoiantes de Venâncio Mondlane, membro da perdiz e deputado da Assembleia da República e um dos cabeças-de-lista derrotado mais inconformado da história. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui