Nampula (IKWELI) – O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Nampula (GPCCNPL) ordenou a detenção de uma agente da Polícia de Trânsito, na cidade de Nampula, alegadamente por ter extorquido um operador de táxi de mota que se tinha envolvido em um acidente de viação.
Em comunicado de imprensa, aquele organismo do Ministério Público refere que “na sequência de uma denúncia anónima que deu entrada no Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula (GPCCNPL), no dia 02 de Abril de 2024, foi detida em flagrante delito, uma Agente da Polícia de Trânsito, afecta no Posto Policial do Centro de Saúde 25 de Setembro, na cidade de Nampula, por ter solicitado 5000,00 mts (cinco mil meticais), entretanto, tendo recebido 2.000,00mts (Dois mil meticais), de um motociclista, em troca de devolução do seu veículo que, na hora, tinha sido retido pela agente reguladora de trânsito”.
Segundo o mesmo comunicado, “o automobilista que fazia serviço de táxi-mota, envolveu-se em acidente de viação, contra um peão, o qual, em consequência, contraiu ferimentos e, por isso tendo sido levado ao Centro de Saúde em causa, pelo próprio taxista, onde acabou sendo abordado pela agente reguladora de trânsito, a qual reteve o veículo, condicionando a devolução mediante pagamento de cinco mil meticais, valor que, depois de uma negociação, baixou para dois mil meticais”.
Com efeito, teve de ser o aberto o processo no 31/0301/P/GPCCNPL/2024, por existirem fortes suspeitas de prática do crime de corrupção passiva para acto ilícito. (Redação)