Nampula: Homens águias cada vez mais agressivos

0
534

Nampula (IKWELI) – Os homens águias, conhecidos assaltantes que se fazem transportar em motorizadas, já começaram a actuar na periferia da cidade de Nampula, sendo que na semana passada, no bairro de Napipine, conseguiram assaltar, pelo menos 8 pessoas, tendo se apoderado de bolsas, carteiras, próteses de cabelo e telefones celulares.

Marina António é uma das vítimas e conta que “estava a caminho da escola quando alguns moto-taxistas passarem por mim, mas achei normal, um deles curvou passou novamente por mim, desconfiei, mas achei que fosse coisa da minha cabeça e de repente eles voltaram arrancaram-me a bolsa que continha algum material escolar, celular, documentos e um valor de 200,00Mt (duzentos meticais). Não tive como correr atrás porque, já tinham levado tudo, só me resta apenas recuperar meus documentos e seguir enfrente”.

“Saía da casa de uma amiga já estava a escurecer, depois de descer do chapa-100, na Sipal, caminhei até em frente de uma farmácia, perto do viaduto. Estava com auriculares, quando passei pela farmácia tinha uma viatura com luzes acesas e perto dela estavam parados dois jovens numa motorizada. O que estava atrás me chamou pelo nome, achei que fosse alguém que conhecia parei tirei auriculares peguei minha bolsa nas mãos junto com o celular. O motor da mota estava ligado, me aproximei para saudar e ver quem era, foi quando o moço de trás esticou a mão, a princípio achei que queria me saudar, mas ele levou minha bolsa e celular e logo saíram daquele lugar em alta velocidade, fiquei em pânico e chorei, alguns guardas ali presentes tentaram me acalmar”, conta Neuza Pereira, vítima dos homens águias.

Amós Sebastião, também, já sofreu as investidas dos homens águias e conta que o mais recente ataque foi na quinta-feira da semana passada. “Quando eu voltava do serviço recebi uma chamada e tirei o celular para atender, assim que atendi vi o celular a ser levado, sempre são dois jovens sentados numa mota, e quem age é o moço carregado não o que dirige, mas existem casos que um moto-taxista age sozinho, mas é muito difícil. No meu caso perdi três celulares e, também, uma carteira que continha meus documentos, e algum valor monetário”.

Nelson, de 26 anos e residente no bairro de Napipine, também, já foi assaltado, numa noite, quando regressava de uma padaria local. “Quando me pus a andar, alguém por trás de mim gritou para eu tomar cuidado, mas por causa dos auriculares não consegui ouvir, arrancaram-me o celular e rasgaram o plástico que tinha pão”.

Cleide, de 19 anos de idade, foi interceptada por homens águias quando saía da casa dos seus pais para a dos seus avós. “Passava pelo viaduto quando fui surpreendida com moto águias que levaram não só minha bolsa, mas também minha peruca”.

Os ataques dos homens águias são recorrentes na cidade de Nampula, mas na actualidade já não operam somente no centro da cidade, ainda que a Polícia da República de Moçambique (PRM), recorrentemente, os capture. (Virgínia Emília)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui