Leda Hugo não quer falar dos problemas da “sua casa”

Nampula (IKWELI) – A reitora da Universidade Lúrio (UniLúrio), Leda Hugo, foi abordada na semana passada pela imprensa na cidade de Nampula para falar dos problemas que assolam a instituição que dirige.

Estudantes, maioritariamente da Faculdade de Ciências de Saúde, denunciam, por meio de uma carta, que a situação naquela instituição de ensino superior não é das melhores, havendo casos em que médicos estagiários são impedidos de prosseguirem as suas actividades por a universidade não honrar com os seus compromissos com as instituições onde os mesmos são recebidos.

Igualmente, os estudantes denunciam nepotismo, corrupção e assédio sexual. Os docentes, também, denunciam que não há condições de trabalho, tanto é que os que fazem alguma pesquisa fazem-no por conta e risco próprios, incluindo a garantia de publicação dos resultados das pesquisas em revistas científicas.

Leda Hugo mostrou-se nervosa quando abordada pelos jornalistas para se pronunciar sobre o assunto, por isso teve uma abordagem limitada e de poucos amigos.

“Vocês tiveram uma denúncia e, a denúncia precisa sempre de ser confirmada, não é um caso dado. Neste momento, a UniLúrio está a mover e a criar capacidade para averiguação, auditorias, consultas e digamos até inquéritos para se apurar a verdade, quando a verdade vier a tona, vocês saberão”, avançou.

Quetionada sobre a suposta  expulsão de alguns estudantes que se encontravam a estagiar no Hospital Central de Nampula, Hugo apenas disse que “não tenho conhecimento”. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Defensor dos direitos da criança apela a protecção das crianças dos abusadores

Nampula (IKWELI) – O defensor dos direitos da criança...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Topics

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Munícipes de Alto Molócuè exigem mais dos seus dirigentes

Alto Molócuè (IKWELI) – A vila de Alto Molócuè,...

Raparigas denunciam assédio sexual e maus tratos por parte de professores em Nampula

Nampula (IKWELI) – Raparigas em idade escolar, das escolas...

Governo defende reforço da produção de vacinas veterinárias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Governo defendeu, esta segunda-feira (01),...