Nampula (IKWELI) – Os atletas que vão participar do XV Festival dos Jogos Desportivos Escolares, edição 2024, queixam-se da insuficiência de infraestruturas para a prática do desporto ao nível da cidade de Nampula, local onde se realizará o evento.
A queixa foi apresentada no sábado passado (09), a margem do lançamento do XV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, presidido pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, sob lema “Desporto Escolar Inclusivo, Preservando a Biodiversidade”.
Falando em representação dos atletas, Quarciana Vasconcelos, revelou que algumas escolas da capital que irá acolher o festival desportivo não possuem campos para a prática do desporto, bem como o seguimento das aulas de educação física, uma realidade que, segundo revelou, fragiliza o desenvolovimento dos seus talentos.
“Não temos campos para treinar de forma permanente. Por isso, queremos aproveitar este momento crucial, no sentido de incluir a edifição de recintos desportivos escolares nos projectos de construção de novas escolas e, de igual modo, pedimos com a mesma vénia, que os empresários da nossa praça, apoiem o despoprto escolar, porque além de publicitar as suas marcas, desenvolveremos talentos convincentes para ingressar nas altas competições perpectuando a glória do nosso país”, afirmou.
Na ocasião, Vasconcelos enalteceu o gesto do governo por ter escolhido a provincia de Nampula para acolher o XV festival, que irá decorrer de 06 a 17 do mês de maio do ano em curso, visto que se trata de uma oportunidade que poderá alavancar os atletas para o ingresso nas altas competições futuras.
“Assim, não só teremos a oportunidade de não só nos divertir, mas também aproveitar servir aos hóspedes os nossos pequenos sabores como maheu, badjias, bolinhos que aqui chamamos de puto. Por outra, teremos oportunidade de criar novas amizades que podem durar a vida inteira. Por isso, esperamos que esta festa no desporto escolar seja um sinal, o lançamento da semente das nossas futuras oportunidades para o ingresso das altas competições”, disse.
Por sua vez, a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, disse que o XV festival 2020-2024, vai contar com a participação de cerca de duas mil pessoas, deste número 1.408 são atletas de ambos os sexos, com as idades compreendidas entre os 11 aos 16 anos nas diferentes modalidades e serão orientados por 150 técnicos, 165 delegados, 100 membros da comissão organizadora, 15 do pessoal técnico e 20 jornalistas, assim como a presença de alguns quadros do nivel central e provincial, entre outros.
De acordo com a titular da pasta da Educação, a realização do XV festival nacional de jogos desportivos escolares estava prevista para o ano de 2021, no entanto, o mesmo não aconteceu devido a pandemia da Covi-19 que assolou o país, visto que, por recomendações do sector de saúde, foram suspensas todas actividades que implicavam o contacto fisico entre os atletas, por forma a minimizar a propagação da doença.
“Assim, o desporto escolar foi interrompido, como consequência o XV festival nacional de jogos desportivos escolares que inicialmente devia se realizar no ano de 2021, segundo o calendário, foi devidamente cancelado. Mas com a retoma da vida normal e no comprimento do programa quinquenal do nosso governo achamos ser de extrema importância a realização do XV festival este ano”, explicou.
Namashulua fez saber que para a presente edição, o mascote escolhido é a tartaruga, visto que esta encontra-se numa fase de extinção, por isso, pediu a sociedade no geral sobre a necessidade de lutar para a preservação dessa espécie marinha.
“Decidimos juntar a nossa voz, ao clamor de toda a população de Nampula para juntos lutarmos contra o mal que é feito a este animal tão importante, quanto os outros para o equilíbrio do ecossistema natural”, apelou.
Por outro lado, o governador de Nampula, Manuel Rodrigues, garantiu que a provincia está preparada para acolher delegações vindas dos outros pontos do país.
“Temos a certeza que a nossa província de Nampula terá muitos ganhos com a realização dos jogos desportivos escolares, ganhos estes que irão decorrer principalmente no desenvolvimento das actividades económicas, cultural e social. Por isso, como provincia de Nampula queremos garantir que continuaremos a nos preparar para acolher condignamente todos os nossos visitantes que irão se fazer a nossa provincia de forma efectiva na festa dos nossos meninos”, afirmou.
Importa lembrar que este festival dos jogos desportivos e escolar vai movimentar oito modalidades, nomeadamente, Futebol 11, Voleibol, Andebol, Basquetebol, Ginástica, Atletismo, Jogos Tradicionais e Xadrez respectivemente. (Ângela da Fonseca)