Deslocados de guerra passam a consumir água purificada

0
225

Nampula (IKWELI) – A falta de água potável é um dos problemas que tem vindo afectar os deslocados pelo terrorismo na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, o que aumenta os riscos de contraírem doenças mortais como a cólera.

Por isso, de forma a garantir que estas populações vulneráveis tenham uma qualidade de vida melhorada, o governo do Japão doou quatro (04), equipamentos de estação móvel para o tratamento e purificação do precioso líquido.

Trata-se de uma iniciativa humanitária que visa apoiar comunidades deslocadas, através de equipamentos móveis que serão usados para fornecer água potável e segura aos deslocados.

A cerimónia de entrega dos equipamentos decorreu na passada segunda-feira (04), na cidade de Nampula, local onde o embaixador do Japão, Keiji Hamada, fez saber que o seu governo continuará a apoiar e prestar assistência as comunidades vulneráveis aos conflitos em Cabo Delgado.

“Na província de Cabo Delgado, o número de ataques dos grupos armados continua a aumentar e a vida de muitas pessoas está ameaçada. O governo do Japão continuará a prestar assistência as pessoas necessitadas internamente, mas também apoiar na melhoria da situação de segurança”, afirmou.

O director geral do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), Victor Tauacale, explicou que a doação do governo do Japão representa um marco significativo na missão contínua de garantir acesso a água potável e segura para as comunidades afectadas pelo terrorismo.

Nesta senda, segundo Tuacale, as viaturas e os equipamentos de purificação de água serão utilizados para fornecer suporte emergencial e sustentável com vista a melhorar as condições de vida das comunidades vulneráveis.

“Esta doação é mais do que uma simples assistência humanitária, é um símbolo de compromisso contínuo com o desenvolvimento comunitário, especialmente em face dos desafios enfrentados pelas nossas comunidades devido ao conflito de terrorista em Cabo Delgado. A disponibilidade de água é essencial para o bem-estar e a saúde das populações e é neste propósito que recebemos esses valiosos recursos. Estamos confiantes que estes recursos serão utilizados com eficiência e eficácia para o propósito previsto, contribuindo para a melhoria significativa das condições de vida das populações beneficiárias”, disse.

Tauacale disse ainda que, das quatro viaturas oferecidas, duas serão alocados a província de Cabo Delgado e as restantes permanecerão em Nampula. Por outra, revelou que o governo está a mobilizar fundos com vista a aumentar o fornecimento de água na província mais populosa do país.

Com isso, a fonte revelou que, no ano passado, o governo japonês, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão, disponibilizou cerca de 25 milhões de dólares americanos para dinamizar o abastecimento de água na província, valor este que, segundo afirmou, servirá para a construção e ampliação de 20 furos de água no bairro de Namiteca.

“Abrindo 20 furos, nós podemos ter uma capacidade de 20 metros cúbicos por dia e com os 35 metros cúbicos por dia podemos chegar a 50 ou 60 metros cúbicos por dia, mas que não é suficiente para satisfazer a cidade de Nampula, visto que a demanda é de 120 metros cúbicos por dia”, explicou.

Por sua vez, o Presidente do Conselho Municipal de Nampula, Luís Giquira, acredita que a oferta poderá reduzir o consumo de água impropria.

“Sabemos que Nampula tem sido cíclico todos os anos com problemas de água, já agora, através do FIPAG vamos aumentar furos em Namiteca para ver se através do mesmo conseguimos abastecer mais famílias”, anotou Giquira.

Importa referir que os quatro equipamentos móveis poderão purificar cerca de 90 metros cúbicos de água por dia e abastecer 1.125 famílias. (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui