Monapo (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, fez a entrega na sexta-feira (16), no distrito de Monapo, na província de Nampula, 24 casas do tipo 0, as quais deverão beneficiar jovens daquela circunscrição.
Uma casa do tipo 0 (T0) é uma habitação com apenas uma divisão. No mesmo espaço condensa-se a sala, o quarto e a cozinha. Apenas a casa de banho será uma divisão à parte.
É recomendação do PR para os beneficiários o uso adequado das residências e das plantas de evolução do projecto, que podem ser adquiridas de forma gratuita por forma a manter a estética do local.
As 24 moradias são do projecto RENASCER, implementado pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH), o qual tem como grupo alvo jovens dos 18 aos 45 anos de idade.
“Façam o uso adequado e sigam as plantas de evolução devidamente distribuídos, porque se cada um construir do seu jeito não terá beleza. Valorizem a infraestrutura porque mantendo-as limpas e conservadas”, precisou Nyusi, o qual reconhece que uma habitação condigna melhora, substancialmente, a saúde e o bem-estar do cidadão.
As moradias foram construídas numa área total de 150 hectares com a disponibilidade de três mil talhões, divididos em 20 metros por 30 cada.
Ao todo, foram investidos mais de 25 milhões de meticais, devendo os beneficiários pagar, mensalmente, 2.780,00Mt (dois mil, setecentos e oitenta meticais) por um período de 20 anos, o que significa que, ao final de tudo, os proprietários terão desembolsados mais de 600 mil meticais para uma casa do T0.
Entretanto, os beneficiários não esconderam a satisfação de terem, pela primeira vez em suas vidas, uma moradia.
“O projecto chegou num bom momento porque eu necessitava e, tive a oportunidade de poder adquirir uma das residências. Não seria fácil para mim construir algo idêntico e estou muito feliz. Para mim, é um sonho porque estava a viver em uma casa de renda, não sabia que iria conseguir, mas graças a Deus”, disse o jovem Bernardete Ricardo, professora há 8 anos em Monapo, e mãe de 2 filhos.
De 23 anos de idade, também beneficiário, Isac Teodoro, precisou que “é de louvar esta iniciativa, assim poderá ajudar-nos a ter uma residência segura. Estou a viver com os meus pais, mas isso não me impede de futuramente ter minha própria casa, neste caso, uma destas”.
Dulce Dionísio, de 18 anos, outra beneficiária, concorda que o projecto poderá ajudar aos jovens que pretendem ter uma casa própria sem, no entanto, gastar muito dinheiro.
O projecto “RENASCER” faz parte de um conjunto de iniciativas do governo de Moçambique, que visam beneficiar jovens com uma renda fixa e estão a ser implantados nos distritos de Monapo e Ribáuè (província de Nampula), Manhiça e Catembe (Maputo), Montepuez, Pemba e Mecúfi (Cabo Delgado) e Metangula, (Niassa). (Ângela da Fonseca)