Nampula (IKWELI) – Circula desde ao princípio da manhã da última quinta-feira (15) a lista dos cidadãos nomeados à vereadores pelo autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira, os quais deverão tomar posse na próxima segunda-feira (19).
De todo, é um elenco de luxo, constituído por gente de elevado mérito na cidade de Nampula, sobretudo nas academias e movimentos juvenis, como também, quase todos, são de uma formação e desempenho invejável.
Dos 10 vereadores nomeados, destaque vai para o não menos conhecido Professor Doutor Assane Ussene, da Universidade Rovuma, que vai emprestar o seu saber no pelouro de Salubridade e Gestão Funerária, como também, para o empresário Pereira da Fonseca Martins Napuanha, que se espera brilhar no pelouro de Finanças, Planificação e Património. Napuanha é um palestrante motivacional de elevado gabarito, não só em Nampula.
A única mulher neste governo autárquico é a Ângela Maria do Carmo Benesse, membro da Organização da Mulher Moçambicana, braço feminino da Frelimo, e antiga administradora distrital e deputada da Assembleia da República, a qual vai desempenhar funções no topo do pelouro de Educação, Cultura, Juventude e Desporto.
Com 24 anos de idade, o Dr. Balto Marcos Duarte, até então médico chefe do distrito de Angoche, vai ficar com o pelouro de Saúde, Género e Acção Social, enquanto que Carlos Alves Nelson Furumula, de 25 anos de idade, Giquira o confiou para o pelouro de Transportes, Comunicação e Tecnologia.
Dos nomeados, o mais velho é o professor reformado Augusto dos Santos Tauancha, de 71 anos de idade, o qual vai ocupar a posição mais alta na vereação de Mercados e Feiras.
Ao Bernardo Manuel Francisco foi lhe confiado o pelouro de Administração e Recursos Humanos e a bancária Cláudia Suzana Dias Marques ficou com o pelouro de Actividades Económicas.
O engenheiro civil Mustafa Age Amisse ficou com o pelouro de Manutenção e Obras, uma das áreas mais complexas em qualquer autarquia moçambicana.
E por fim, Luís Giquira decidiu por nomear, indo buscar do Niassa, o planeador e gestor de assentamentos informais Stefan Miguel Marcelino para o pelouro de Infra-estruturas, Urbanização e Meio Ambiente. No governo de Castro Namuaca, Stefan já foi vereador na mesma área, assim como para a área de manutenção, obras e saneamento, como também foi o responsável do primeiro compacto do Millennium Challenge Account Moçambique ao nível do conselho municipal da cidade de Nampula.
Facto curioso é que para a vereação da Polícia Municipal e de Fiscalização, Giquira não tornou público a sua preferência. (Aunício da Silva)