Home ACTUALIDADE Águias Azuis abrem a época com aposta na poule de apuramento ao...

Águias Azuis abrem a época com aposta na poule de apuramento ao Moçambola

0
278

Nampula (IKWELI) – A equipa Águias Azuis de Nampula arrancou nesta terça-feira (6) com os trabalhos da época desportiva de 2024, tendo como objectivo primordial ocupar os dois primeiros lugares do Nampulense que lhe permitirão disputar, pela primeira vez, a fase regional norte do campeonato nacional da segunda divisão de apuramento ao Moçambola do próximo ano.

A equipa das Águias Azuis de Nampula, com sede na zona da Faina, bairro de Mutauanha, na cidade de Nampula, é uma das colectividades desportivas mais populares daquela província do norte de Moçambique.

Criada há sensivelmente dez anos por um grupo de amantes do futebol, a equipa que inclusive ostentou o nome de “Perdiz Azul”, mas que chegou a mudar por conotações políticas, as Aguias Azuis foram vice-campeões do campeonato provincial de Nampula, vulgo Nampulense, da edição de 2019, numa época em que Assante Sport Club de Nampula foi campeão.

Na época passada as Águias Azuis estavam inseridas na serie A do Nampulense, tendo conseguido o quarto lugar o que o impediu de avançar para as fases subsequentes, com destaque para a finalíssima provincial e a poule de apuramento norte para Moçambola.

A posição do ano passado incomodou a direção e a massa adepta dos Azuis, os quais descreveram como sendo uma má época. Para reverter a situação, o clube voltou a depositar a confiança no técnico Chico Amir, mais conhecido por mister Maradona, pessoa que bem conhece a génese da agremiação e que com ele, as Águias registaram momentos de glórias.

Outra medida tomada pela direção é o resgate dos atletas que durante a época finda representaram outros emblemas, com enfoque para o Futebol Clube de Ribaué. Trata-se dos atletas Arone, Titos, para além do próprio João, este último um autêntico quebra cabeça no eixo defensivo. Igualmente, as Águias querem de volta Haruna e Sacubo os quais representaram o Sporting de Nampula na temporada passada.

Mesmo sem condições financeiras consolidadas, Dionildo Bernardo, Secretário-Geral das Águias Azuis de Nampula, disse exclusivamente ao Ikweli que o plantel desta época fará com que a colectividade resgate a confiança da massa adepta que culminará com a ocupação dos primeiros dois lugares do provincial, rumo à poule de apuramento ao Moçambola do próximo ano.

“Nós precisamos de trabalhar até chegarmos a poule de apuramento, apesar das dificuldades de financiamento que sempre estamos a enfrentar. Como uma associação estamos a trabalhar fortemente para manter a equipa. O objectivo é único, que é de levar a equipa até a poule de apuramento. Se tivermos parceria, até ao Moçambola”, disse Dionildo Bernardo.

“Em relação a equipa técnica, é oficial sim. Nós vamos trabalhar com o mister Maradona e o mister Max. Nós apostamos neles porque o mister Maradona é um treinador da casa, ele volta a casa para ficar com o grupo a pedido dos nossos sócios e dos nossos adeptos. Então, nós entramos em contacto com ele e ele também mostrou-se interessado em voltar a casa porque ele sempre pensou em voltar”, acrescentou o Secretário – Geral das Águias.

Oficialmente, as águias Azuis tornam-se na primeira equipa de Nampula que abriu  as oficinas para a presente época futebolística. (Constantino Henriques)