Namicopo: Comunidade reclama das taxas cobradas pela direcção da escola secundária local

Nampula (IKWELI) – Pais e encarregados de educação da escola secundária de Namicopo, nos arredores da cidade de Nampula, estão de costas voltadas com a direcção daquele estabelecimento de ensino, devido as elevadas taxas de serviços cobrados aos alunos para conseguirem matricular-se.

A taxa que provocou barulho é referente a reposição da vitrina da escola, local onde são colocadas informações importantes para aquela comunidade. Sabe o Ikweli que a direcção decidiu fixar em 150,00Mt (cento e cinquenta meticais) a contribuição de cada aluno, de um universo de pouco mais de mil educandos ali existentes.

Apuramos, igualmente, que a direcção justifica terem sido os alunos que vandalizaram as anteriores vitrinas na altura da consulta dos resultados escolares no ano transacto.

“O que está a acontecer nesta escola são coisas estranhas e de vergonha”, disse uma fonte que não quis se identificar, continuando que “no dia que colaram resultados na vitrina, esta foi partida, a direcção da escola diz que a contribuição para a reposição deve ser de 150Mt por cada aluno e não temos esse dinheiro”.

Uma outra pessoa que pretendia matricular-se disse ao Ikweli que “os nossos pais estão a reclamar e dizem que não tem esse valor e ali disseram que quem não tem este valor não tem acesso à matrícula, nem transferência, muito menos levantamento de declaração ou certificado”.

Outras taxas ali cobradas referem-se a de guarda, 140,00Mt (cento e quarenta meticais), gravata e bolso,150,00Mt (cento e cinquenta meticais) e matrícula,  150,00Mt (cento e cinquenta meticais).

O que diz a direcção da escola

Cassimo Natunga, director da escola secundária de Namicopo, justifica que “quando nós afixamos as pautas, os alunos queriam que cada um pegasse a sua em mão, então nesse processo todo, acabaram vandalizando a vitrina, que nós adquirimos, em 2016, por 35.000.00 Mt (trinta e cinco mil meticais). Então, nós analisamos que essa vitrina pode gastar muito mais, a ver pelo tempo que já passou em relação a data em que foi adquirida”.

A decisão da fixação desta taxa é exclusiva da direção da escola, sem consulta ao conselho de escola, assegurou Natunga. “Nós não tivemos encontro com o presidente do conselho da escola, apenas comunicamos a ele sobre o acontecimento, e afixamos a informação e em outras palavras queremos dizer que na sala de matrícula não se fala nada da taxa da vitrina, e o número de alunos existente não tem nada a ver com o valor que vamos colectar, porque de principio é uma questão facultativa não é obrigatório se calhar alguém pode vir requer num tempo em que já esquecemos”. (Malito João)

Hot this week

Jovens de Moma apostam no futebol para combater consumo de drogas

Nampula (IKWELI) – O campeonato recreativo de futebol Wiwanana...

Realização de uma Assembleia Geral da APBN: Demora compromete actividades do basquetebol em Nampula

Nampula (IKWELI) – Os sucessivos adiamentos para a realização...

Insólito em Napipine: Pato assado cai de avião mágico

Nampula (IKWELI) – Os moradores da zona residencial de...

Nampula: Edilidade comemora 70 anos da urbe com o marco de aumento de receitas

Nampula (IKWELI) – A colecta de receitas pelo município...

Tchaiane clama pelo ensino secundário

Nampula (IKWELI) – Os residentes da localidade, no distrito...

Topics

Jovens de Moma apostam no futebol para combater consumo de drogas

Nampula (IKWELI) – O campeonato recreativo de futebol Wiwanana...

Insólito em Napipine: Pato assado cai de avião mágico

Nampula (IKWELI) – Os moradores da zona residencial de...

Nampula: Edilidade comemora 70 anos da urbe com o marco de aumento de receitas

Nampula (IKWELI) – A colecta de receitas pelo município...

Tchaiane clama pelo ensino secundário

Nampula (IKWELI) – Os residentes da localidade, no distrito...

UCM prepara estudantes para os desafios do mercado de trabalho

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Comunicação...

Acompanhantes celebram reabertura das casas de banho no HCN

Nampula (IKWELI) – Acompanhantes de pacientes do Hospital Central...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img