Nampula (IKWELI) – As altas temperaturas que se fazem sentir na cidade de Nampula estão a comprometer a produção de hortícolas em Napipine, nos arredores da urbe.
Naquele cinturão verde da cidade de Nampula produz-se a cenoura, beterraba, cebola, alho, feijão, tomate, e a falta de água, associada as altas temperaturas, pode afectar os empregos sazonais e permanentes.
Daudo Ramussene, um dos produtores que falou ao Ikweli, disse que mesmo com a intensificação da rega, as culturas não resistem as altas temperaturas. “Eu passo mal porque sou obrigado a regar os produtos de forma consecutiva, isto é, as primeiras horas da manhã e de tarde, passo maior tempo aqui na machamba do que na minha residência na tentativa de salvar os produtos que eu plantei”.
Rubem Barroso, camponês, residente no bairro de Napipine, proprietário de 06 canteiros de couve, diz que o período é complicado, uma vez viu, pelo menos, dois canteiros sem efeito devido ao excesso do sol. “É extremamente complicado para todos que desempenham essa actividade, porque a terra fica muito seca e requer muita água, o trabalho torna-se muito desgastante na medida que sempre deve se cartar água na zona mais baixa que é o rio para subir de forma recorrente”.
De acordo com José Uahala, produtor de hortícolas desde 2012, nomeadamente couve e alface, na zona de Nicutha, no bairro de Napipine, as altas temperaturas que se registam desde Novembro findo estão a reduzir o bom desenvolvimento daquelas culturas. “Neste ano está sendo difícil de trabalhar na área de hortícolas por chuvas que estão a cair descontroladamente, não tenho aquela confiança de cultivar novamente, assim lancei a semente de alface, mas está a germinar com dificuldades, todas elas estão estragadas, acabei tendo um enorme prejuízo na produção de alface assim como na couve, porque a terra ainda não está húmida como deve ser, para o plantio desses produtos”.
No bairro de Napipine, na zona da barragem, encontramos o senhor Alfredo Mateus, produtor de hortícolas como couve e a batata doce, o qual explicou ao Ikweli que o sol intenso nesses dias está a contribuir para baixo rendimento aos horticultores. “No ano passado consegui fazer cerca de seis hectares de batata doce e abobra, tive uma produção muito maior. Mas este ano, pelos vistos, não vou conseguir produzir como nos anos anteriores, devido a estas dificuldades que tenho estado a enfrentar, e uma delas é a dificuldade de chuvas que não tem estado a cair, a água do rio onde sempre recorri está baixando”.
Os horticultores deste bairro, também, se queixam de frequentes roubos nos seus canteiros sobretudo na calada da noite protagonizada por indivíduos desconhecidos. (Antunes Mário, Neide Frisão e Virgínia Emília)