Nampula: Não basta que a água não jorre, AdRN fornece água turva a consumidores

0
500

Nampula (IKWELI) – Os bairros de Muhala Expansão, Muahivire Expansão, Nampaco e parte de Mutotope, na cidade de Nampula, estão a ser fornecidos água turva há duas semanas, pela Águas da Região Norte (AdRN), entidade pública que gere o sistema de abastecimento no maior centro urbano do norte de Moçambique.

A cidade e distrito de Nampula estão na lista dos territórios que registam casos de cólera nesta região do país, numa altura em que o sistema de higiene e saneamento do meio mostra-se deficitário, acompanhando com um abastecimento de água, também, deficitário.

Depois de imagem que viralisaram nas redes sociais, dando conta da água turva que está sendo fornecida, a direcção da área operacional de Nampula da AdRN convocou a imprensa para justificar-se e disse que tal se deve a trabalhos de manutenção.

“A AdRN está a desenvolver um trabalho de manutenção que deriva da insuficiência de água nos bairros de Muhala Expansão, Muahivire Expansão, Nampaco e uma parte de Mutotope que já vem há mais de uma semana com problemas de abastecimento”, disse a imprensa Ermelindo Bonifácio, director da AdRN, área operacional de Nampula, prosseguindo que “entretanto, começamos com um exercício de identificação do problema desde a estação de bombagem de Carrupeia até ao CD (Centro de Distribuição) de Muhala Expansão. Durante este processo fomos identificando algumas componentes ao longo das condutas, cujo exercício iniciamos ontem [4ª feira, 29 de novembro]. Fizemos alguns comunicados com antecedência com relação a este trabalho e concluímos hoje, através de um teste de rede, que culminou a turvação da água que foi vista nas torneiras no bairro de Muahivire Expansão”.

É neste exercício de identificação da causa da falta de água que leva ao CD de Muhala Expansão que, segundo esta fonte, “fomos fazendo um teste em bombagem directa e que nessa bombagem directa culminou com que os clientes, a população, das zonas as quais me referenciei passaram a receber água turva. Esta água turva tem a ver com alguns segmentos que mexeu com a rede pelo tempo que a rede ficou vazia, razão pela qual vimos o que vimos hoje”.

“Entretanto, neste momento o trabalho que estava sendo feito terminou e vamos continuar a fazer outro teste por via de distribuição por gravidade, através do CD de Muhala Expansão, este CD que não está a dar água as zonas que atras me referenciei”, garante o director da AdRN, área operacional de Nampula.

Perguntamos ao director Ermelindo Bonifácio se a situação tinha a ver com a fonte ou então a estação de tratamento, assim como a estação da bombagem, ao que respondeu que “não tem nada ver com a fonte, mas sim tem a ver com este trabalho que eu me referenciei que estamos a fazer a identificação das causas que faz com que a água não pudesse chegar aos bairros de Muahivire Expansão, Muhala Expansão, Nampaco, como anteriormente me referenciei”.

“Pelo que nós fizemos, estamos a resolver o problema”, explica a fonte, garantindo que “já não vai prevalecer como antes passamos. Nós ficamos quase duas semanas a investigar o problema, e neste momento concluímos que o problema estará ultrapassado. Com este abastecimento que vamos fazer ao CD de Muhala Expansão, continuaremos ainda a fazer testes na rede. Acreditamos nós que uma e outra casa poderá continuar a sair água um pouco turva”.

Mesmo sem confirmação laboratorial, Bonifácio está convicto que “não há nenhum prejuízo para a saúde, o que nós estamos neste momento a verificar é apenas a cor e a cor ameaça bastante e o nível turvação, também, está lá”. (Aunício da Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui