Nampula regista mais de dois mil pedidos de BI em apenas uma semana

0
360

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula, no norte de Moçambique, registou, em apenas uma semana, um total de 2.522 pedidos de bilhetes de identidade (BI), no âmbito da isenção de taxas correspondente a 65,00Mt (sessenta e cinco meticais) para crianças e 165,00Mt (cento e sessenta e cinco meticais) para os adultos para emissão do documento pessoal da primeira via.

Os dados foram partilhados ao Ikweli pelo chefe do departamento de Identificação Civil de Nampula, Martinho Inácio Salimo, o qual diz que na semana de 13 a 17 do mês em curso, os serviços de identificação civil ao nível dos seus postos, registaram uma procura considerável de pessoas de diferentes faixas etárias que procuravam obter o seu bilhete de identidade pela primeira vez.

“Nós arrancamos com o processo na semana passada, dia 13. A avaliação que fazemos é positiva, isso porque conseguimos atender 2.522 pessoas, estou a  referir-me do grupo alvo, pessoas que vieram tratar o bilhete pela primeira vez”, afirmou

No entanto, a fonte revelou que o destaque vai para cidadãos maiores de 18 anos que procuram obter o seu documento pela primeira vez, uma realidade que deixa o sector preocupado.

“Na sua maioria foram pessoas maiores de 18 anos ao nível da província e isso constitui preocupação porque logo a primeira quando nós falamos de bilhetes para pessoas que nunca trataram bilhetes nós imaginamos em crianças de 10, 5, 4, 2 anos. Mas é nossa realidade aparecem jovens com 18 anos em diante para tratar um bilhete pela primeira vez”, disse.

Por conta disso, a fonte garantiu estarem criadas todas as condições para que a província não tenha casos de duplicação e falsificação de bilhetes de identidade.

“O nosso equipamento está preparado para detectar essas situações. Ou seja, para o processo de isenção de taxas para a primeira via está tudo preparado para que, em casos de tentativa de natureza idêntica podermos detectar logo na triagem. É nossa missão explicar as pessoas mesmo que não haja essa tentativa. Nós não esperamos que as pessoas entrem nessa via para depois passar a mensagem de sensibilização, explicamos que o prejuízo vai para o cidadão e para regularizar esse processo tem suas implicações”, revelou.

Para Salimo, identidade não tem idade, por isso, lançou um apelo aos pais e encarregados de educação no sentido de levarem seus filhos aos postos mais próximos com vista a tratar os seus BI’s.

“Tragam cedo as crianças para tratar o bilhete de identidade, não se paga, não importa a idade das mesmas”.

Importa lembrar que, a emissão gratuita de bilhetes decorre em todo o território nacional e o mesmo visa garantir que mais pessoas tenham acesso ao documento. (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui