Mossuril regista mais de 100 casos de sarna

0
421

Nampula (IKWELI) – O distrito costeiro de Mossuril na província de Nampula, extremo norte do país, registou no presente mês, um total de 172 casos de sarna, deste número, 111 são crianças com idade inferior a 15 anos, sem registo de mortes.

Entre os pacientes atendidos nas unidades sanitárias local com esta doença, consta que 87 foram homens e 85 mulheres.

Os dados foram partilhados ao Ikweli pelo Serviço Provincial de Saúde (SPS), por Geraldino Avalinho, do chefe do departamento de Saúde Pública.

A fonte descreveu que as ocorrências de sarna foram reportadas em algumas comunidades que pertencem ao centro de saúde de Mossuril como Chocas Mar e Milalane, no entanto, o sector não conseguiu identificar o foco de contaminação da doença com vista a eliminar a cadeia de transmissão.

“Não tendo conseguido identificar o possível foco onde alguém diga que onde contraiu a doença, nós preferimos apenas avançar para aquilo que são as intervenções para o corte da cadeia de transmissão”, explicou.

Entretanto, Avalinho disse que o sector garantiu a disponibilidade de medicamentos, estando neste momento a fazer uma monitoria com vista a identificar possíveis casos novos.

“O que nos deixa satisfeitos é que o processo de rastreio que fizemos antes do tratamento surtiu resultados palpáveis, porque buscamos todos os casos que tinham sido identificados naquelas áreas de saúde e tratamos. Praticamente todos os 172 casos que nós identificamos estão em tratamento, visto que este leva em média entre uma e duas semanas e um limiar de 10 dias para a sua cura”, afirmou.

Avalinho fez saber ainda que, o sector está a levar a cabo uma campanha de sensibilização nas comunidades sobre a importância de adopção de medidas de higiene individual e colectiva.

“Evitando contacto em aglomerados e sobretudo quando se tem um individuo que supostamente é portador, com a constatação visual de lesões, mas também deixamos ficar algumas recomendações para os agentes polivalentes de saúde de forma que nos apoiem na identificação de novos casos para que possamos tratar e desta forma cortar aquilo que é a cadeia de transmissão desta doença”, disse.

Contudo, o dirigente confidenciou ao Ikweli que, o surto da sarna naquele distrito está controlado, uma vez que os casos notificados estão em tratamento, tendo garantido haver disponibilidade de medicamentos. (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui