Momade Ali acredita num fim de crise de campos de futebol na Ilha de Moçambique

0
637

Ilha de Moçambique (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Momade Ali, então administrador da chamada primeira capital do país, garante aos munícipes locais, sobretudo os desportistas, a construção de campos de futebol em condições, caso vença as eleições autárquicas do próximo dia 11.

Actualmente, o município da Ilha de Moçambique está sob gestão do partido Renamo, a semelhança de outros quatro municípios da província de Nampula, a Frelimo trabalha com vista o resgate dos mesmos.

Grosso número dos habitantes da Ilha de Moçambique é camada jovem e amante das actividades desportivas, em particular o futebol. A título de exemplo, neste ano o município da Ilha de Moçambique esteve representado por duas equipas no campeonato nacional da segunda divisão em futebol, fase provincial de Nampula. Apesar desse espírito desportivo, os futebolistas daquela parcela moçambicana são de certa forma desonrados pela falta de recinto desportivos em condições.

Aproveitando esta situação e para cativar os corações dos desportistas ilhéus, Momade Ali reiterou no último, sexto dia da caça ao voto, que se for eleito autarca daquela cidade vai se notabilizar na construção de campos para a prática condigna do futebol.

Dirigindo-se na língua local (Emakhuwa), Momade Ali precisou, também, que em caso de vitória vai trabalhar de acordo com a vontade dos munícipes, tendo destacado a necessidade de a Ilha estar devidamente iluminada, incluindo a própria ponte que está há alguns meses às escuras, água e saneamento do meio, redução dos níveis de desemprego nos jovens, entre outras promessas.

“Hoje voltamos a nos encontrar aqui em Jembesse, porque os símbolos da Frelimo é milho batuque que significa comer, dançar e nos divertir. A Frelimo tem um manifesto para jovens. Aqui onde estamos joga-se bola, mas não devia ser nessas condições. Nós vamos construir o campo de futebol aqui”, disse Momade Ali, para explosão de alegria dos seus adeptos.

“Aqui em Jembesse tem jovens que estudam em Muromone, quando vão a escola à noite passam nas escuras, nós vamos colocar energia. Sabemos que os jovens daqui na Ilha terminam a 12ª classe, mas não conseguem emprego, nós temos projecto de emprego para os jovens. Também temos as nossas halifas, tem aquelas que cozinham e as que estão nos grupos culturais, temos nossos artistas também, portanto eu e a Frelimo temos projectos para esses grupos”, disse Momade Ali, reiterando o pedido do voto de confiança no dia decisivo.

A campanha da Frelimo na Ilha de Moçambique, no seu sexto dia, contou com o reforço do chefe da brigada central de assistência a província de Nampula, Celso Correia. Na sua breve intervenção, Correia pediu maior entrega de todos nos próximos dias da campanha para garantir vitória da sua formação política. (Constantino Henriques, na Ilha de Moçambique)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui