Pemba (IKWELI) – O exército moçambicano anunciou nesta sexta-feira (25), na cidade de Pemba, a morte em combate, no dia 22 do corrente mês, de um dos principais líderes dos terroristas que desde 5 de Outubro de 2017 destroem a província de Cabo Delgado.
Trata-se de Ibin Omar, também conhecido por Bonomar Machude ou então Abu Suraka.
Joaquim Mangrasse, Chefe de Estado Maior General das Forças de Defesa de Moçambique, foi quem tornou pública a informação, afirmando que a morte do mesmo foi no âmbito da operação “Golpe Duro”, na sua Fase II.
“Da averiguação feita e ela ainda continua, foi constatado, com evidências factuais, a colocação fora do combate do líder principal que dirige as operações desde a eclosão do terrorismo em Moçambique, o moçambicano BONOMAR MACHUDE, conhecido também por Ibin Omar ou nas matas por ABU SURAKA”, disse Mangrasse, dirigindo-se aos militares posicionados na base naval de Maringanhe, na cidade de Pemba, para depois prosseguir afirmando, ainda, que “as imagens estão disponíveis e estão a merecer uma avaliação definitiva, pois ao lado do líder terrorista Ibin Omar, foram igualmente atingidos mortalmente mais dois seus seguidores directos ainda por identificar na companhia de mais terroristas”.
A operação que culminou com a morte de Bonomar Machude, natural da vila de Mocímboa da Praia, o Chefe do Estado Maior das Forças de Defesa, também, reivindicou a morte de colaboradores directos deste, assumindo a perda de membros e meios do exército moçambicano. (Redação)