Murrupula: Raparigas continuam a ser engravidadas nas feiras comerciais

0
444

Nampula (IKWELI) – A administradora do distrito de Murrupula, Regina Paulino, entende que as feiras comerciais, onde vendedores vindos de vários pontos do distrito, assim como da província de Nampula, expõem suas mercadorias, contribuem para o aumento de casos de gravidez precoce nas raparigas daquela circunscrição distrital.

Regina Paulino disse ao Ikweli que tal situação preocupa o governo local, visto que, no presente ano de 2023, foram identificados cinco casos de raparigas com idades compreendidas entre 14 e 16 anos de idade que engravidaram nesses locais, e muitas vezes, não conseguem identificar os autores.

“Muitas vezes, as meninas vão para lá e demoram voltar. Algum tempo depois descobre-se que estão gravidas e não sabem identificar, a única coisa que sabem dizer é que conheceu o autor na feira. E, é mesmo difícil porque os vendedores não são todos daqui eles vêm de vários distritos para venderem o seu material”, explicou.

De forma a desencorajar tais práticas, a fonte afirmou que o governo local tem feito campanhas de sensibilização junto aos jovens, em particular as raparigas bem como, aos pais e encarregados de educação, sobre o perigo da gravidez na adolescência, visto que prejudica a sua saúde bem como a formação académica.

“O governo continua a mobilizar os pais e encarregados de educação, a comunidade e a população em geral, para controlarem as nossas meninas de forma a desencorajar esse tipo de crime”, acrescentou.

No que diz respeito a educação, Regina Paulino afirmou ao Ikweli que, no ano em curso foram reintegradas um total de 17 raparigas no processo de ensino, que se encontravam numa situação de uniões prematuras naquele distrito. (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui