Canadá elogia o passo significativo de Moçambique em direção à paz sustentável

0
124

Ottawa (IKWELI) – Os ministros dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional e o do responsável pela Agência Internacional de Desenvolvimento Económico do Pacífico e Canadá, Mélanie Joly e Harjit S. Sajjan, elogiam Moçambique, em declaração pública, sobre o passo significativo dado em direcção à paz sustentável com o desarmamento da última base da Renamo na província de Sofala.

“O Canadá junta-se à comunidade internacional para felicitar a República de Moçambique pela conclusão das actividades de desarmamento e desmobilização do processo de paz moçambicano. Este marco significativo representa um compromisso claro tanto do governo de Moçambique como da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) para proteger e promover uma paz sustentável para as futuras gerações”, lê-se na declaração distribuída a partir de Ottawa, a qual prossegue afirmando que “desde a assinatura do Acordo de Maputo para a Paz e Reconciliação Nacional em 2019, o governo, a RENAMO e o povo de Moçambique tomaram importantes medidas para abrir o caminho para a paz e a segurança”.

Entendes os dois dirigentes canadenses que “orgulhamo-nos de ter apoiado o acordo de paz desde o seu início e aplaudimos o Secretariado do Processo de Paz das Nações Unidas pela sua dedicação em garantir que todas as partes interessadas pudessem cumprir os seus compromissos. Como doador e Representante dos Doadores no Fundo de Comum do Processo de Paz, o Canadá contribuiu com mais de 4,5 milhões de dólares canadianos para apoiar as actividades de desarmamento, desmobilização, reintegração e esforços de reconciliação”.

“O Canadá continua empenhado em apoiar Moçambique nos seus esforços contínuos para construir comunidades prósperas, inclusivas e pacíficas, incluindo através de reconciliação em curso, descentralização, promoção da igualdade de género na construção da paz e proteção dos direitos humanos”, conclui a declaração. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui