Nampula: Alguns agentes da Polícia Municipal dedicam-se a cobranças ilícitas

0
506
dav

Nampula (IKWELI) – Alguns agentes da Polícia Municipal e Fiscalização da cidade de Nampula, no norte de Moçambique, tem se dedicado em actos de cobranças ilícitas, tendo como vítimas empresas, armazéns e pequenos comerciantes.

Na manha do último sábado, o Ikweli flagrou um grupo de fiscais e agentes da polícia municipal da cidade de Nampula a efectuarem cobranças ilícitas na zona da Rex, no bairro de Namicopo, quando os mesmos invadiram um armazém pertencente a cidadãos de nacionalidade chinesa munidos de livros de factura falsos.

Na ocasião, os chineses compravam produtos agrícolas. Os agentes da polícia municipal e de fiscalização, incluindo o fiscal autárquico, pretendiam multar as pessoas envolvidas no negócio, sem razão aparente.

Para ver-se livre daqueles servidores públicos, as vítimas tiveram que desembolsar valores monetários que foram para os bolsos destes.

Uma testemunha no local contou que “na verdade, eles vieram nos dar uma multa. Não sei os porquês, nós não cometemos nenhuma irregularidade para termos essa multa e eles não estão a esclarecer, depois eles estão a dizer que vão trazer a multa depois de nós depositarmos o valor na conta do município, mas como sabes, todo lado há uma negociação e nós tínhamos que negociar”, disse a nossa fonte que não quis se identificar.

O Ikweli esteve no terreno e presenciou todos os momentos até a hora final da negociação, a qual que durou pouco mais de uma hora. Os mesmos, depois de receberem o valor, não entregaram nenhuma factura e/ou recibo. (Hermínio Raja)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui