Angoche (IKWELI) – Pelo menos 8 (oito) pessoas, a maioria crianças, perderam a vida em consequência de um naufrágio ocorrido no último domingo (14) no rio Nanhuco, no distrito de Angoche, a sul da província de Nampula.
A tragédia ocorreu a 30 quilómetros da cidade de Angoche, na povoação de Mithuco, que pertence ao posto administrativo de Aube.
De acordo com o chefe de Fiscalização na Administração Marítima de Angoche, Alexandre Selemane, o acidente foi causado pela falha do motor, o que fez com que a embarcação colide-se com um tronco de árvore.
Esta fonte diz que há, ainda, desaparecidos e um total de cinco feridos ligeiros, sendo que as autoridades desconhecem o total de pessoas que seguiam na embarcação.
“Até segunda-feira, 15 de maio, quando fazíamos o resgate, havia 8 mortos na sua maioria crianças, alguns desaparecidos, cinco com ferimentos ligeiros e fora do perigo. Nesse momento a tripulação não se conhece o seu paradeiro, porque depois do acidente, segundo a informação do chefe da área, eles puseram-se em fuga. Não temos a informação exacta de número de passageiros que lá estavam”, disse Selemane, que explica que a embarcação “tem o número de registo 241, denominado AHALISSUNA-2, onde a capacidade é de 44 passageiros em tempos bons e 22 passageiros em mau tempo, em relação a carga, pode carregar cerca de 3 toneladas e 300 quilogramas”.
O Chefe da Fiscalização, afirma ainda que a equipa de Administração Marítima continuam a trabalhar do modo a encontrar os desaparecidos e promete intensificar as palestras em locais de embarcação de modo a evitar situações do género. (Redação)