Nampula (IKWELI) – O veterano do futebol moçambicano, Sérgio Faife Matsolo, é esperado esta terça-feira (9) na cidade de Nampula onde vem assumir o comando técnico do Sporting Clube de Nampula que almeja regressar ao campeonato nacional da primeira divisão, o Moçambola, o mais breve possível.
A última vez que o Sporting de Nampula esteve no Moçambola foi em 2018, onde ficou despromovido devido aos maus resultados. De lá para cá, o clube leonino tem feito tudo ao seu alcance para regressar a maior prova do futebol moçambicano, mas sem sucessos. No ano passado, por exemplo, os antigos Namutequeliuas confiaram no mister Amide Tarmamade o qual, também, não conseguiu devolver a alegria aos leões, numa época em que o Baia de Pemba foi quem qualificou para aquela cobiçada prova.
A informação da vinda de Sérgio Faife ao Sporting de Nampula foi partilhada ao Ikweli pelo respectivo presidente do clube, Mussito Júnior, a quem acredita que com Matsolo no comando técnico, a equipa conseguirá alcançar os seus objectivos.
“Sim, é oficial, na terça-feira logo no primeiro voo chega o nosso treinador que é Sérgio Faife Matsolo”, confirmou Mussito Júnior, presidente do Sporting de Nampula, reiterando que “o objectivo é sempre aquele, levar o Sporting de Nampula ao Moçambola. Todos os anos o Sporting luta para esses objectivos, levar a equipa para o Moçambola, nós não vamos entrar no campeonato provincial para brincar. Nós pagamos salários, termos orçamento mesmo pouco seja, o objectivo do Sporting é levar a equipa para o Moçambola, é a razão de nós termos que contratar o mister Sérgio Faife, vimos que ele tem pujança para levar o Sporting para a fina flor do futebol moçambicano”, referiu a fonte.
A contratação de Sérgio Faife acontece nas vésperas do arranque do campeonato nacional da segunda divisão – fase provincial de Nampula. Apesar disso, Mussito Júnior disse não ser tarde a vinda do timoneiro, pois a maior preocupação do clube é com a fase regional de apuramento ao Moçambola.
“Estamos a falar do campeonato provincial em que os adversários são acessíveis. Os adversários são acessíveis, uma coisa é o campeonato provincial e outra coisa é a segunda liga. Aqui os nossos adversários são acessíveis, acho que não haverá nenhum equívoco, nesse caso”, precisou o número um dos leões de Nampula. (Constantino Henriques)