Nampula (IKWELI) – O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, está de visita política à província de Nampula, local que, recentemente recebeu o Secretário-Geral do partido Frelimo, Roque Silva, que num dos seus discursos acusou a sociedade civil de estar a desestabilizar o país.
Diante deste alegacão, Simango entende que o discurso da Frelimo contra a sociedade civil revela a arrogância, intolerância política e social e falta de respeito pelo espaço democrático e visa impedir a liberdade de pensamento. “A liberdade de pensar é muito importante para o país e na fase que nos encontramos, a Frelimo tem medo de debater ideias e nós do MDM não temos medo, por isso que estamos abertos para colaborar com a sociedade civil e todos os moçambicanos para que em Moçambique haja uma boa Governação que só é possível com um diálogo permanente”, disse Simango.
A vinda de Lutero Simango à Nampula enquadra-se na preparação das eleições autárquicas que serão antecedidas pelo recenseamento eleitoral que arranca à 20 de Abril em curso, processo do qual na província de Nampula vai decorrer em 456 postos, envolvendo 371 brigada. Por isso que esta segunda-feira, aquele líder político reuniu com as bases do seu partido na capital provincial para se inteirar das estratégias de fiscalização do recenseamento eleitoral que no seu dizer constitui o elemento fundamental para a vitória e recuperação da autarquia da cidade de Nampula que esteve sob a gestão do seu partido de 2013 a 2017.
“O município da cidade de Nampula é especial e histórico, porque foi aqui onde os munícipes começaram a sentir o que é ser bem governados, por isso que estando aqui em Nampula, queremos transmitir a mensagem clara de que estamos a vir, os munícipes de Nampula sabem que a governação do MDM foi a melhor desde a independência do país, o MDM renovou a esperança do munícipe”, disse Lutero pedindo aos eleitores a renovação da confiança nas eleições de Outubro.
Questionado sobre os possíveis cabeças-de-lista, Simango assegurou que no devido momento a informação será pública. Contudo, salientou que o foco da sua organização política neste momento é o recenseamento eleitoral, por isso, apelou aos eleitores para se dirigirem em massa aos postos de recenseamento nos primeiros dias. “Como forma de fugir das já habituadas avarias de máquinas que se verificam nos últimos dias do processo”.
Não se sabe se a agenda de Lutero Simango abrange trabalho noutros municípios da provincial de Nampula. (Adina Sualehe)