BVM quer registar 30 empresas até 2027

0
245

Maputo (IKWELI) – A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) está na fase de recuperação desde o ano 2022, quando comparado com o período de 2020, que foi marcado por uma desaceleração económica de 1,2%, percentagem inferior quando igualmente avaliado com 2016-18, em que a média foi de 3,5%.

Este dado foi confirmando nesta terça-feira (29), pelo Presidente do Conselho de Administração da BVM, Salimo Valá, num encontro, no qual manifestou intenção de aquela instituição perspetivar, até 2027, atingir 30 empresas contra 12 cotadas actualmente, o que vai implicar aumento do capital bolsista dos actuais 14% para 35% de Produto Interno Bruto (PIB).

O responsável da BVM olha como factores que podem contribuir para a melhoria da economia no país, o abrandamento da pandemia do Covid-19, que afectou a cadeia de produção e distribuição globais, eventos climáticos extremos que afectaram o ambiente do negócio e a melhoria da segurança que está em causa devido aos ataques terroristas em Cabo Delgado.

“Queremos que as pequenas e médias empresas encontrem espaço na BVM”, disse Valá, apontando como foco da instituição que dirige dinamizar o mercado secundário com a colaboração de um conjunto de instituições.

No encontro, Salimo Valá disse que, nos últimos tempos, a Bolsa de Valores de Moçambique financiou economicamente ao sector privado, em mais de 278 mil milhões de meticais.

Por isso, segundo Vala, “a demissão de dívidas corporativas incrementou 55.6% neste ano, tendo o volume de negócios para 38.3%, a capitalização bolsista para 30.3% e o financiamento a economia excedeu a um aumento de 23.2%. O financiamento ao sector público cresceu de 28.4% e para o sector privado cresceu para 7.4%, levando o índice de liquidez a um crescimento de 6.2% com 14% de títulos registados na Central em comparação aos titulares que cresceram apenas para 4.9 %”.

O evento que contou com a participação de membros da Confederação das Associações Económicas (CTA) colaboradores da BVM, discutiu igualmente os métodos de melhoria na bolsa de valores e do ambiente de negócios no país. (Antónia Mazive)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui