Há cada vez mais jovens a darem entrada no Hospital Psiquiátrico por causa de drogas

Nampula (IKWELI) – O Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Droga em Nampula, no norte de Moçambique, diz-se preocupado com o número de jovens que dão entrada no Hospital Psiquiátrico local em consequência da toxicodependência.

A directora daquela instituição pública, Isabel Sanfins, refere que Nampula tem registado muitos casos de consumo de drogas, por o isso o Governo e parceiros tem se desdobrado a encontrar soluções para estancar o fenómeno.

“A situação de consumo de droga a nível da nossa província continua a ser preocupação, porque comparando com os anos 2021 e 2022 houve uma grande subida de casos de consumidores de drogas. Para o ano 2021 apenas lidamos com (804) oitocentos e quatro casos de pessoas que deram entrada no centro de saúde mental, para o tratamento decorrente aos transtornos por causa de abusos de substâncias psicoativas”, disse a fonte, prosseguindo que “em 2022 tivemos, pelo menos, 4489 (quatro mil e quatrocentos e oitenta e nove) casos de pessoas consumidoras de diversas drogas legais e ilícitas como a cannabis, heroína e entre outras, também 2050 deram entrada no centro de saúde mental”.

No âmbito dos esforços de combate e prevenção ao consumo de drogas, Sanfins assegurou que “já existe um centro de apoio para os usuários de drogas e trabalhamos com psicólogos e psiquiatras para o tratamento de pessoas com problemas de saúde devido a droga”.

O psicólogo clínico Artajo Monteiro, não esconde a sua preocupação com o fenómeno e comenta que “o consumo de qualquer tipo de droga causa danos às pessoas e por isso podemos considerar é uma doença e constitui um atentado contra a saúde pública, as pessoas olham o consumo de álcool como um meio recreativo, também, nalgum momento pode trazer problemas de saúde mental”. (Nelsa Momade)

 

Hot this week

Em futebol 11 masculinos: Nampula é campeã dos jogos desportivos escolares 2026

Inhambane (IKWELI) – A província de Nampula sagrou-se, no sábado...

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Topics

Em futebol 11 masculinos: Nampula é campeã dos jogos desportivos escolares 2026

Inhambane (IKWELI) – A província de Nampula sagrou-se, no sábado...

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

HCQ dá nova esperança a 115 pessoas com problemas oculares

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ)...