Há cada vez mais jovens a darem entrada no Hospital Psiquiátrico por causa de drogas

Nampula (IKWELI) – O Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Droga em Nampula, no norte de Moçambique, diz-se preocupado com o número de jovens que dão entrada no Hospital Psiquiátrico local em consequência da toxicodependência.

A directora daquela instituição pública, Isabel Sanfins, refere que Nampula tem registado muitos casos de consumo de drogas, por o isso o Governo e parceiros tem se desdobrado a encontrar soluções para estancar o fenómeno.

“A situação de consumo de droga a nível da nossa província continua a ser preocupação, porque comparando com os anos 2021 e 2022 houve uma grande subida de casos de consumidores de drogas. Para o ano 2021 apenas lidamos com (804) oitocentos e quatro casos de pessoas que deram entrada no centro de saúde mental, para o tratamento decorrente aos transtornos por causa de abusos de substâncias psicoativas”, disse a fonte, prosseguindo que “em 2022 tivemos, pelo menos, 4489 (quatro mil e quatrocentos e oitenta e nove) casos de pessoas consumidoras de diversas drogas legais e ilícitas como a cannabis, heroína e entre outras, também 2050 deram entrada no centro de saúde mental”.

No âmbito dos esforços de combate e prevenção ao consumo de drogas, Sanfins assegurou que “já existe um centro de apoio para os usuários de drogas e trabalhamos com psicólogos e psiquiatras para o tratamento de pessoas com problemas de saúde devido a droga”.

O psicólogo clínico Artajo Monteiro, não esconde a sua preocupação com o fenómeno e comenta que “o consumo de qualquer tipo de droga causa danos às pessoas e por isso podemos considerar é uma doença e constitui um atentado contra a saúde pública, as pessoas olham o consumo de álcool como um meio recreativo, também, nalgum momento pode trazer problemas de saúde mental”. (Nelsa Momade)

 

Hot this week

Vendedor esfaqueia suposto bandido em alegada legítima defesa no Mercado dos Belenenses

Nampula (IKWELI) – Na manhã de domingo (14), um...

Namapa discute sentido da vida

Nampula (IKWELI) – A Escola Secundária de Namapa, no...

FDC capacita OCB’s em matéria de Desenvolvimento da Primeira Infância

Nampula (IKWELI) - A Fundação para o Desenvolvimento da...

Incêndio consome duas barracas no Waresta

Nampula (IKWELI) – Um incêndio ocorrido na noite de...

Nampula capacita magistrados para combater a corrupção e criminalidade económica

Nampula (IKWELI) – Com a duração de uma semana,...

Topics

Namapa discute sentido da vida

Nampula (IKWELI) – A Escola Secundária de Namapa, no...

FDC capacita OCB’s em matéria de Desenvolvimento da Primeira Infância

Nampula (IKWELI) - A Fundação para o Desenvolvimento da...

Incêndio consome duas barracas no Waresta

Nampula (IKWELI) – Um incêndio ocorrido na noite de...

Mais de cem escolas do distrito de Nampula passam a ser supervisionadas

Nampula (IKWELI) – O processo de Supervisão Distrital Focalizada...

Dom Inácio Saure reitera apelo aos jovens para abandonarem o consumo de “Makha”

Nampula (IKWELI) – O presidente da Conferência Episcopal de...

UniRovuma reforça comunicação institucional com capacitação em Jornalismo

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma), através do...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img