Home ACTUALIDADE Nampaco: Consumo de drogas na origem do recrudescimento da criminalidade

Nampaco: Consumo de drogas na origem do recrudescimento da criminalidade

0
367

Nampula (IKWELI) – Os moradores da unidade comunal Nelson Mandela, no bairro de Nampaco, nos arredores da cidade de Nampula, apontam o consumo de drogas como um dos factores que faz com que jovens se dediquem a criminalidade, de forma a satisfazer os seus vícios.

Nos últimos meses, o recrudescimento da criminalidade tem estado a atingir níveis preocupantes naquela circunscrição com relatos de investidas perigosas que envolvem violação sexual e agressões físicas das vítimas.

Segundo apuramos, parte dos protagonistas reside no mesmo bairro, e são apontados como jovens desocupados que se dedicam ao consumo de drogas.

A dona Catija Mussa já foi vítima dos malfeitores, e segundo conta, “seis pessoas arrombaram a porta da minha casa e conseguiram roubar um televisor plasma e telefones”. “O que eles mais queriam era o dinheiro”, conta a fonte, narrando que “tentaram violar sexualmente a minha filha de 20anos de idade”.

Esta fonte recorda-se que “no ano passado foi morto um segurança que guarnecia uma das casas vizinhas”. É conclusão da dona Catija que alguns dos malfeitores são pessoas com passagem pela polícia que “conseguiram escapar das celas”.

Isidro Cristóvão, vendedor local, viu a sua barraca arrombada e assaltada, tanto que uma residência próxima a sua passou por mesma situação.

No entender de Abílio Virgílio, outro residente de Nampaco, a polícia deve redobrar esforços, para que se colmate a onda de criminalidade naquele ponto da mais importante autarquia do norte de Moçambique.

“Não sabemos o que realmente está a acontecer, porque nós munícipes não podemos deixar nada dentro dos nossos quintais que desaparece, por isso vivemos com medo dos malfeitores, mais uma vez pedimos o apoio das autoridades policiais a trabalharem mais neste bairro”, disse Virgílio. (Nelsa Momade)