Home ACTUALIDADE Ataque mortal atribuído aos terroristas paralisa circulação no troço Macomia-Awasse

Ataque mortal atribuído aos terroristas paralisa circulação no troço Macomia-Awasse

0
49

Pemba (IKWELI) – A circulação de viaturas, pessoas e bens, no troço Macomia-Awasse, está interrompida desde 15 horas deste domingo (20), por conta de um ataque atribuído à terroristas, na aldeia Xitaxi, Posto Administrativo de Chitunda, distrito de Muidumbe, extremo norte de Cabo.

Ao Ikweli, fontes deram a conhecer que a viatura atacada, um camião de transporte de mercadorias, fazia o trajecto vila de Mueda à cidade de Pemba, mas quando chegou em Xitaxi, homens armados começaram a disparar contra a mesma, e um dos dois ocupantes, foi morto enquanto que outro escapou tendo fugido até ao posto da UIR (Unidade de Intervenção Rápida) na aldeia de Miangalewa e deste local, ajudado até à vila de Macomia.

Devido a esta situação, que de imediato foi comunicada às autoridades na sede do distrito de Macomia, a circulação de viaturas foi interrompida, sendo que muitos viajantes à região norte tiveram que pernoitar na estação de viaturas no bairro Nanga, arredores da vila.

Ao final do dia (domingo), havia indicação de que ainda não tinha sido destacada uma equipa das FDS para o local do ataque, ao mesmo tempo que se acredita que o ataque de Xitaxi tenha sido feito pelo mesmo grupo de terroristas que nos últimos dias ataca as aldeias do interior do distrito de Muidumbe, como recentemente sucedeu em Muambula.

Ikweli apurou a partir de um dos viajantes à Mocímboa da Praia, que até 7 horas desta segunda-feira não tinha sido autorizada, a partida de viaturas de Macomia-sede à Awasse, sendo que tudo indicava a introdução de coluna militar, que deixou de funcionar há três meses.

“Os carros ainda estão aqui, nem as forças ainda não foram, mas tudo indica que haverá escolta, porque desde ontem não se passa devido esse ataque lá em Xitaxi”, descreveu uma fonte do Ikweli. (Redacção)