Governo dos E.U.A. fornece 9.8 milhões de vacinas contra a COVID-19 para a Juventude moçambicana

0
46

Maputo (IKWELI) – O Governo dos Estados Unidos cumpriu a promessa feita ao Governo e ao povo de Moçambique, ao entregar este mês mais 4,9 milhões de doses de vacina Pfizer-BioNTech COVID-19.  Somado ao primeiro carregamento de 4,9 milhões de doses, o número total de vacinas doadas pelo Governo dos Estados Unidos para adolescentes é de 9,8 milhões.

A segunda remessa permitirá ao Governo moçambicano administrar uma segunda dose de vacinas COVID-19 à sua população-alvo adolescente. Através da forte parceria entre os Estados Unidos e Moçambique para combater a COVID-19, Moçambique tornar-se-á o primeiro país da África Subsaariana a vacinar totalmente 94% da sua população adolescente com a primeira e segunda doses.

Quando as primeiras vacinas COVID-19 para adultos ficaram disponíveis em finais de 2020, o Governo dos E.U.A. comprometeu-se a garantir que as vacinas estivessem disponíveis para todos os países, incluindo Moçambique.  Desde então, em colaboração com o sector da saúde de Moçambique, a USAID tem liderado os esforços do governo dos E.U.A. para vacinar a população. O governo dos E.U.A. não só doou mais de 18 milhões de vacinas a Moçambique, como também investiu na prontidão e logística das vacinas para assegurar que os moçambicanos em todos os distritos tivessem acesso a essas vacinas. Globalmente, o governo dos E.U.A., através da USAID, forneceu quase 90 milhões de dólares para implementar os esforços de resposta à COVID-19 desde o início da pandemia.

Uma nova campanha de vacinação, com a duração de duas semanas, foi lançada a 14 de Novembro, tendo em vista a administração da segunda dose ao adolescente.  “Esta campanha demonstra o empenho do governo moçambicano em assegurar a saúde da sua população jovem”, disse o Embaixador Vrooman. “Juntos, os Estados Unidos e Moçambique estão a proteger milhões de adultos e adolescentes de um vírus que já ceifou demasiadas vidas”.

Os Estados Unidos e Moçambique mantêm há cerca de 20 anos uma estreita parceria sanitária na luta contra o VIH/SIDA, malária, poliomielite, tuberculose e outras doenças infecciosas.  Esta parceria ajudou Moçambique a responder rápida e eficazmente à pandemia global da COVID-19.

O apoio às vacinas e serviços de saúde melhorados é uma componente essencial da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique. As melhorias neste sector contribuem para uma melhor saúde e criam um ambiente para um crescimento económico diversificado. Em estreita colaboração com o Governo de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para ajudar os moçambicanos a construir um país mais saudável, mais democrático, mais seguro e mais próspero para todos. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui