Home ACTUALIDADE Nampula: Professores exigem melhores condições de vida e de trabalho

Nampula: Professores exigem melhores condições de vida e de trabalho

0
265
Professora em sala de aula

Nampula (IKWELI) – A Organização Nacional de Professores/Sindicato Nacional de Professores (ONP/SNP), em Nampula, diz que os seus membros têm estado a passar por dificuldades que afectam a sua qualidade de vida e de trabalho.

André Janna, secretário provincial da ONP/SNP em Nampula, dá o exemplo dos 1128 (mil, cento e vinte oito) membros da agremiação sindical que se encontram a padecer de várias enfermidades, dos quais, apenas, 150 (cento e cinquenta) recebem a assistência médica e medicamentosa.

Este número de professores doentes, segundo a fonte, corresponde a perto da metade deste grupo de profissionais em exercício em Nampula.

“De Janeiro para aqui, perdemos 170 funcionários e este número é extremamente grave”, disse a fonte, comentando que ainda “estamos a reclamar aquela situação de sempre, o apoio e assistência médica medicamentosa”.

Em relação as condições de trabalho, os professores exigem o exercício da actividade em condições condignas. “As nossas condições de trabalho não são melhores. Nós tivemos a situação do ciclone Gombe e Ana. Estes ciclones que passaram na nossa província, obrigam os professores a dar as aulas debaixo da árvore”.

Janna apela aos professores dos estabelecimentos que ficam nas zonas afectadas pelo terrorismo para que ganhem coragem e voltem para as suas procedências profissionais, para garantir o processo de ensino e aprendizagem. (Vânia Jacinto)