As escolas secundárias de Nampula, Nampaco e Napipine são as com mais alunos que consumem drogas

0
80

Nampula (IKWELI) – A directora do Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Drogas (GPPCD), em Nampula, Isabel Sanfins, diz-se preocupada com o nível de consumo de drogas por parte de alunos, e destaca as escolas secundárias de Nampula, Nampaco e Napipine como os locais onde mais se consume.

Para reverter este cenário, a fonte defende a necessidade de intervenções frequentes nestes estabelecimentos, não somente do ponto de vista de responsabilização criminal, como também na sensibilização para o abandono da prática.

“Olho com muita preocupação, porque as escolas não podem constituir um centro de drogas, devem servir de exemplo para todos os alunos que lá estão a formar-se, por isso que temos tido uma interação frequente com a direcção das escolas secundárias”, disse Isabel Sanfins, que afirma que este cenário observa-se em quase todas as escolas secundárias da província”, por isso “temos estado a realizar palestras de sensibilização e campanha de reflexão com os alunos e à direção das escolas”.

“Nós temos núcleos antidrogas”, comenta Sanfins, explicados que os mesmos são constituídos “por alunos das próprias escolas que vem sensibilizando os seus colegas. Estamos a pensar criar um núcleo secreto de vigilância em todas as escolas e já estamos na interação”.

Em relação as escolas com maior número de casos de consumo de drogas, a directora do GPPCD assegura que “há um plano para além de essas campanhas de sensibilização e palestras que viemos realizando. Nós queremos que as direcção das escolas prestem mais atenção e controlem os alunos que para não entrem nas escolas com bebidas nas sacolas e que haja mais vigilâncias”. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui