Nampula: três funcionários públicos detidos por gestão danosa dos fundos da covid-19

Nampula (IKWELI) – Por ordens do Gabinete Provincial de Combate a Corrupção (GPCC) de Nampula, no norte do país, três funcionários públicos foram detidos, acusados da prática de crimes de corrupção na gestão dos fundos da pandemia da covid-19.

De acordo com a Dra. Maria Ferrão, directora do GPCC de Nampula, os três funcionários que são acusados em único processo são apontados como tendo praticado os crimes de peculato e abuso de cargo e/ou função.

Ontem, segunda-feira, 11 de Julho, assinalou-se o Dia Africa de Combate a Corrupção, e foi no âmbito de uma reflexão organizada pelo GPCC para reflectir em torno do fenómeno que estas informações foram tornadas pública.

“Ao debruçarmos sob o lema adoptado para a comemoração da efeméride no presente ano, ressalta a componente de combate à corrupção como um dos instrumentos essenciais para garantir a gestão transparente da coisa pública, particularmente os fundos destinados a pandemia da COVID-19 visando conter a sua propagação. A eclosão da COVID-19 colheu de surpresa as autoridades do sector da saúde”, referiu.

Com efeito, a fonte contextualizou o esforço empreendido pelo governo para a mobilização de fundos, tanto dentro, assim como fora de portas, para a luta contra a pandemia.

“Desde a disposição do referido fundo orçamental, os órgãos de comunicação social foram inundados por notícias de corrupção, roubo e má gestão dos fundos relacionados com a COVID-19, nas questões referentes a falta de adesão, a medida de transparência e responsabilidade nos processos de aquisição e desperdício”, adiantou a fonte, para quem o índice de corrupção continua a preocupar as autoridades moçambicanas, de forma especifica a província de Nampula, daí oque  seu combate requere o envolvimento de todos os actores da sociedade, seja funcionários e agentes do Estado, privados e singulares.

Maria Ferrão não fala das instituições onde estavam afectos estes funcionários e/ou agentes do Estado.

Enquanto isso, de acordo com a directora Ferrão, estão em instrução dois processos crimes que envolvem servidores públicos, indiciados de gestão danosa dos fundos da pandemia. “Está claro que a missão de todos é combater sem tréguas a corrupção em todas as suas formas, desde a prevenção e responsabilização”.

“No primeiro semestre do ano de 2022 foram tramitados 123 processos, com destaque para crimes de corrupção passiva, peculato e simulação de competência”. Outrossim, “foram despachados 71, onde 43 acusados e remetidos ao tribunal por intermédio das procuradorias”, informou. (Esmeraldo Boquisse)

Hot this week

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Inhambane: Detectados mais de 30 casos de falsificação de idade nos jogos desportivos escolares

Inhambane (IKWELI) – As províncias de Gaza, Inhambane, Sofala,...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

Topics

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

HCQ dá nova esperança a 115 pessoas com problemas oculares

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ)...

SdE em Nampula convida advogados a envolverem-se na prevenção ao crime

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img