Home ACTUALIDADE Mussito Júnior penalizado pela APFN a pagar 18.000,00Mt por incitação a violência...

Mussito Júnior penalizado pela APFN a pagar 18.000,00Mt por incitação a violência em recinto desportivo

0
54

Nampula (IKWELI) – O Conselho de Disciplina (CD) da Associação Provincial de Futebol de Nampula (APFN), decidiu por suspender, por um período de dois meses, o presidente do Sporting Clube de Nampula, Amade Augusto Júnior (Mussito Júnior) e uma multa de 18.000,00MT (dezoito mil meticais) por provar o seu envolvimento no episódio violência ocorrido no dia 1 de Abril do ano em curso.

Lembre-se, o presidente do Sporting de Nampula, Mussito Júnior, e o director desportivo do Ferroviário de Nampula, Daniel Manjate, envolveram-se num cenário de violência física, em jogo da 3ª jornada do campeonato provincial de futebol de Nampula (torneio de abertura) entre o Sporting e Ferroviário, ambas da cidade de Nampula, tal como noticiado na nossa edição 913.

Na verdade, o presidente do Sporting de Nampula terá saído do banco técnico da sua equipa para empurrar no director desportivo do Ferroviário de Nampula que se encontrava junto do 4º árbitro daquele confronto, até que viesse registar uma queda.

Foi um acontecimento condenado pela maioria presente no Estádio 25 de Junho, na cidade de Nampula, que na altura descreveu o incidente como “vergonha total” para o desporto daquela província nortenha, que parecia livrar-se de situações do gênero.

Vale a pena lembrar, também, que, depois do Ikweli reportar o caso, teve represálias por parte da direcção da equipa leonina, que inclusive chegou de determinar que o nosso repórter a não cobrir os eventos daquela formação desportiva, considerando-o como alguém que procura manchar a imagem do presidente do clube.

Entretanto, volvido mais de um mês, o Conselho de Disciplina da Associação APFN decidiu, embora considerar que não houve agressão, mas “tentativa de agressão”, suspender por dois meses, contando a partir da data dos factos, e uma multa de 18.000,00MT ao presidente do Sporting de Nampula, Mussito Júnior.

“Dos factos, provou-se que houve envolvimento dos senhores Amade A. Júnior (Mussito Júnior), presidente do Sporting Clube de Nampula e o senhor Daniel Manjate, director desportivo do Clube Ferroviário de Nampula”, refere o CD através do seu acórdão 01/CD/APFN/2022, constante no comunicado oficial nº 17/APFN/2022 da Associação Provincial de Futebol de Nampula, tornado público nesta quarta-feira (11).

“Analisados os relatórios da equipa de arbitragem, do delegado do jogo, analisado igualmente os vídeos amadores da ocorrência do jogo, lida a nota de repúdio do Clube Ferroviário na sua página do Facebook, escutado o áudio dos intervenientes do cenário da agressão concluiu-se (que) houve um pequeno contacto físico e não a agressão violenta como se fez perceber em alguns órgãos de comunicação social”, lê-se no acórdão constante no comunicado.

“Provou-se, igualmente, que houve exagero por parte do director desportivo do Clube Ferroviário de Nampula, fazendo perceber que o campeonato provincial é caracterizado de actos de violência, ficou provado igualmente que o Senhor Amade A. Júnior, presidente do Sporting Clube de Nampula, dirigiu palavras injuriosa a equipa de arbitragem e fez gestos insultuosos ao público presente no 25 de Junho de acordo com o relatório do jogo”, continuou.

Face a esses factos, e fundamentando os documentos que regulamenta a agremiação, o Conselho de Disciplina da APFN determinou a “suspensão do senhor Amade A. Júnior, presidente do Sporting Clube de Nampula, por dois meses a partir da ocorrência dos factos (e) aplicação de uma multa de 18.000 (dezoito mil meticais) ao senhor Amade A. Júnior, presidente do Sporting Clube de Nampula por incitação a violência e desrespeito aos protagonistas do jogo, pelas palavras injuriosas dirigidas a equipa de arbitragem, a sua tentativa d agressão e pelos gestos que pouco dignificam o futebol dirigido ao público presente no jogo”, refere o acórdão alertando que “ as multas devem ser pagas no prazo de 20 dias de acordo com o artigo 19º nos números 1 e 2 do regulamento”.

Por outro lado, o Conselho de Disciplina da APFN decidiu por levantar a suspensão de Daniel Manjate, director desportivo do Ferroviário de Nampula, feita pela Associação Provincial de Futebol de Nampula, no seu comunicado oficial nº14/APFN/2022. (Constantino Henriques)