MADER atinge 90% de cobertura de vacina animal

0
79

Beira (IKWELI) – O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) procede na última quinta-feira (14) ao lançamento da campanha de vacinação animal, no distrito de Búzi, Província de Sofala.

Trata-se de uma acção que visa consciencializar as comunidades, criadores e as estruturas administrativas locais sobre a importância e necessidade de imunizar os animais.

A cerimónia de vacinação animal decorreu sob o lema ” Em defesa da saúde pública e da Economia”, visando reafirmar o compromisso do Governo em assegurar que mais de 80% de gado esteja protegido contra as doenças de impacto na saúde Publica.

Em 2021, registou-se um crescimento na cobertura vacinal médio, ao passar de 62% em 2020 para 86,75%, com destaque para Carbúnculo Hemático e Carbúnculo Sintomático que atingiram uma cobertura de 81% e 85%.

A Febre Aftosa é a doença com maior impacto negativo na economia, porque a sua ocorrência pode gerar interdição das transacções comerciais do país com outros mercados internacionais, tanto de produtos de origem animal como os vegetais, provenientes das zonas afectadas.

Na Campanha 2021 não houve o registo da Febre Aftosa depois de quatro anos de ocorrência sucessiva desta doença. A não ocorrência desta doença, deveu-se ao maior rigor na implementação de medidas de prevenção, nomeadamente: Cobertura de vacinação em cerca de 98%; registo obrigatório e monitoria de transporte/transportadores de animais e de marchantes (comerciantes de gado); Licenciamento e emissão de credenciais provinciais (documento que autoriza o movimento de animais); e Testagem previa de animais para mobilidade interdistrital/provincial.

Nos últimos 10 anos, o cumprimento da obrigação de vacinação e banhos tem representado o principal desafio para o crescimento do subsector pecuário. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui