PRM apreende 4 baldes de soruma em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, anunciou a apreensão de, pelo menos, 4 baldes contendo droga do tipo cannabis sativa, vulgo soruma, na posse de dois indivíduos.

Na manha da última terça-feira (22), a corporação convocou a imprensa para a 2ª Esquadra, para apresentar os supostos donos, e ainda aferir que cada balde, onde contem a soruma, é de 10 litros, e a mesma tinha como destino oposto administrativo de Anchilo onde devia ser comercializado.

“Estou aqui na esquadra detido porque fui encontrado a transportar esses baldes de soruma”, afirma um dos envolvidos, justificando que está envolvida em cumprimento de pagamento de uma dívida que contraiu com o proprietário do produto. “Eu tenho uma dívida com este senhor de dois mil (2.000,00Mt) e ele mandou-me trazer esses baldes de soruma para liquidamos a divida”.

O suposto proprietário da soruma, de 39 anos de idade, diz que a soruma serve para pagar a pessoas que trabalham nas suas machambas em Anchilo. “Estou aqui por causa de soruma, como eu sou camponês essa soruma era para levar a machamba para dar às pessoas que trabalham lá, como forma de pagamento, e outra para eu vender e sustentar os meus filhos” concluiu o proprietário da soruma.

Na mesma ocasião, a PRM exibiu mais 3 pessoas, alegadamente por serem promotores da greve que assola o sector de transporte semi-colectivo de pessoas e bens.

“Ontem assistimos aqui na cidade a paralisação dos transportes semi-coletivos de passageiros e bens. No momento em que estes indivíduos paralisaram as suas atividades, criaram em algum momento uma desestabilização da ordem, facto esse que obrigou a polícia a intervir e efetuar algumas detenções, que culminou com três indivíduos”, justificou Nacute a razão da detenção dos “chapeiros”. (Hermínio Raja)

Hot this week

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Inhambane: Detectados mais de 30 casos de falsificação de idade nos jogos desportivos escolares

Inhambane (IKWELI) – As províncias de Gaza, Inhambane, Sofala,...

Topics

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

HCQ dá nova esperança a 115 pessoas com problemas oculares

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ)...