Nampula (IKWELI) – As autoridades governamentais de Nampula, no norte de Moçambique, já se mostram preocupadas com a paralisação da circulação dos transportes semi-públicos de passageiros na capital provincial e, por conta disso, reuniram-se nesta terça-feira (22), por solicitação do Secretário de Estado na província, Mety Gondola.
Esta terça-feira (22), segundo dia consecutivo da greve dos transportadores, residentes da cidade de Nampula continuam a andar a pé.
Forçadas com o incidente, as autoridades governamentais de Nampula, destacadamente, o Conselho de Representação de Estado na província de Nampula e o Conselho Municipal da cidade de Nampula, para além da Associação dos Transportadores Rodoviários (ASTRA), reuniram-se nesta terça – feira para debater a matéria em alusão.
“Não é segredo que todos nós, no dia de ontem, acordamos com alguma tubulação pelo facto de sentirmos que os nossos transportadores colocavam esta preocupação em relação a tabela em uso e que pediam que houvesse alguma revisão, revisão essa que ao nível do que era colocado é da competência e liderança do nosso município”, começou por dizer Mety Gondola, Secretário de Estado na província de Nampula.
“Para estes espaços temos pedidos para que haja muita frontalidade, abertura, mas com isso é preciso que haja respeito. É preciso respeitar os órgãos estabelecidos, é preciso que respeitamos a dignidade. O que é mais importante é que nesta discussão consigamos encontrar a melhor forma de encaminhar os desafios que nós temos para o bem da nossa província, em particular da nossa cidade de Nampula”, acrescentou Mety Gondola.
Para esta reunião, o autarca Paulo Vahanle fez-se acompanhar por quadros da edilidade, incluindo o presidente da Assembleia Municipal, Tertuliano Juma, e do outro lado da mesa, também, estava Luís Vasconcelos, presidente da Associação dos Transportadores Rodoviários de Nampula (ASTRA).
Para além do aspecto relacionado com o sector de transporte, segundo apuramos, no mesmo encontro foram abordadas as áreas de energia e de água, destacando-se as diferentes formas de articulação interinstitucionais.
A imprensa só teve a parte introdutória do referido encontro, sendo que as decisões a serem tomadas no mesmo serão tornadas públicas oportunamente, segundo garantias do Secretário de Estado na província de Nampula. (Constantino Henriques)