Salinidade adia fim da crise de abastecimento de água na cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – A esperança que se tinha em colocar fim a crise de abastecimento de água potável na cidade de Nampula, no norte de Moçambique, ainda está longe de se tornar uma realidade.

Dos dez furos abertos na zona de Namiteca, no bairro de Muahivire, para ligar a rede da empresa Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), dois apresentam níveis de salinidade preocupante.

Depois de uma “zanga” do governador provincial, Manuel Rodrigues, o Director-Geral do FIPAG, Victor Tuacale, acompanhado do director de operações (Ilídio Khossa), teve de se deslocar a Nampula para uma monitoria da situação.

Do que lhe foi reportado pela sua equipa na região e na área operacional, é que “tem uns dois furos cuja salinidade é um pouco mais alta, quase indo para os limites, mas está dentro dos padrões. Nós pensamos que esses dois furos vão, nesse momento, ser isolados e vamos pensar importar uma estação de dessalinização para poder tratar, especificamente, aqueles dois furos, em caso que consigamos essa tecnologia”.

Tuacale reconhece que “é um sistema que estamos a gerir, cuja fonte de captação é muito escassa, daí a nossa preocupação de estarmos sempre a monitorar e temos que vir aqui sistematicamente”, mas há esperança de minimizar a situação, tanto que “nós estamos a pensar em captar a partir de Namiteca seis mil metros cúbicos por dia. Portanto, esses dois furos vão reduzir o caudal, mas vamos ter oito furos que nós pensamos que serão suficientes. Estamos a pensar em abrir mais novos furos para poder compensar os que nós pensamos em isolar”.

“Neste momento, estamos a produzir na barragem 35 mil metros cúbicos por dia, estamos a produzir em Namiteca 4 mil metros cúbicos por dia. Não satisfaz toda a demanda, mas estamos numa situação normal”, referiu a fonte.

Voltando aos furos de Namiteca, o nosso interlocutor apontou que “estamos num período de garantia, em que o empreiteiro está a corrigir defeitos, e ao mesmo tempo viemos nos inteirar para ver como é que estes trabalhos estão a ser feito, também vermos qual é a qualidade de água que estamos a dar no bairro de Namiteca”. (Aunício da Silva)

Hot this week

Governador de Nampula associa realização de grandes eventos fora de Maputo à descentralização

Nacala (IKWELI) — O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

“As universidades devem transformar a sociedade”, defende vice-reitor da UCM

Nampula (IKWELI) — O vice-reitor da Universidade Católica de...

Antigos reclusos encontram no lixo uma alternativa à criminalidade em Nampula

Nampula (IKWELI) — A recolha e comercialização de resíduos...

Save the Children entrega meios assistivos a 174 crianças com deficiência em Eráti

Nampula (IKWELI) — A organização humanitária internacional Save the...

PRM detém três suspeitos de falsificação de dinheiro em Quelimane

Quelimane (IKWELI) — Três indivíduos, com idades compreendidas entre...

Topics

“As universidades devem transformar a sociedade”, defende vice-reitor da UCM

Nampula (IKWELI) — O vice-reitor da Universidade Católica de...

Antigos reclusos encontram no lixo uma alternativa à criminalidade em Nampula

Nampula (IKWELI) — A recolha e comercialização de resíduos...

Save the Children entrega meios assistivos a 174 crianças com deficiência em Eráti

Nampula (IKWELI) — A organização humanitária internacional Save the...

PRM detém três suspeitos de falsificação de dinheiro em Quelimane

Quelimane (IKWELI) — Três indivíduos, com idades compreendidas entre...

SENAMI prevê emitir mais de 300 mil passaportes até ao final de 2026

Beira (IKWELI) — O Serviço Nacional de Migração (SENAMI)...

Hospital Central de Nampula remove 20 tumores em sete pessoas com albinismo

Nampula (IKWELI) — O Hospital Central de Nampula (HCN)...