Home ACTUALIDADE Candidato à secretário provincial da OJM em Nampula diz ser necessário resgatar...

Candidato à secretário provincial da OJM em Nampula diz ser necessário resgatar jovens para a Frelimo

0
154

Nampula (IKWELI) – O candidato a Secretário Provincial da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Aniceto Joaquim Salvado, entende que para a Frelimo conseguir resgatar os municípios actualmente sob gestão do rival Renamo, ao nível da província de Nampula, é necessário resgatar primeiro os jovens que perderam esperança na governação dos camaradas.

O partido Frelimo protagonizou em 2018 a pior derrota de sempre na história da democracia multipartidária em Moçambique, ao perder para o rival Renamo em cinco dos sete municípios da província de Nampula, por sinal o maior círculo eleitoral do país. Trata-se dos mais destacados municípios da Cidade de Nampula, Nacala, Angoche, Malema e Ilha de Moçambique, sendo que o partido dos camaradas ficou com apenas Monapo e Ribáuè.

No próximo ano, há mais corrida eleitoral no território moçambicano, ao nível das vilas e cidades municipalizadas. Nesse contexto, Aniceto Joaquim Salvado quer que não sejam cometidos os erros do passado, daí sentir-se motivado em concorrer a única vaga de Secretário Provincial da OJM, considerado braço juvenil da Frelimo, com o propósito de restabelecer a coesão entre os membros da agremiação, assim como a mobilização de novos jovens com vista ao alcance de bons resultados no escrutínio que se avizinha.

“Primeiro é continuar com a mobilização dos membros da OJM, com os jovens no geral para aderirem na OJM, assim como no partido Frelimo, porque é uma organização filiada no partido Frelimo”, disse Aniceto Joaquim Salvado, momentos após entregar sua candidatura no Secretariado da OJM.

“Também, temos um objectivo de resgatar os municípios que estão sob gestão da oposição a nível da província de Nampula. Então, este é o principal objectivo geral dos jovens a nível da província de Nampula”, acrescentou o jovem político.

Refira-se que o processo de entrega das candidaturas iniciou no dia 15 de Janeiro do ano em curso e termina esta terça-feira (01 de Fevereiro). O acto eleitoral, ao nível da província de Nampula ainda não tem dadas agendadas.

Segundo apuramos, Aniceto Joaquim tem uma forte oposição de Osvaldo João Gonçalves Algumassa. Entretanto, os apoiantes de Aniceto João mostram-se confiantes na sua vitória. “A candidatura do camarada Aniceto foi a única esperada aqui ao nível da província de Nampula, porque foram os jovens que pediram. Não tem outra imagem que pode levantar os municípios que estão sob gestão da oposição aqui na província de Nampula, somente o Aniceto”, disse João José, membro da OJM.

“Esperamos que, a partir desta candidatura, é uma forma para que nós possamos resgatar os nossos municípios, porque é a partir desse momento que nós conseguimos ver quem realmente se espelha com os jovens, porque o que nós realmente precisamos é que haja humildade e, de certa forma, seja um candidato que sinta a dor dos jovens, que viva dentro das necessidades dos jovens”, referiu Agira António Taveira, outra apoiante da candidatura de Aniceto.

Para Wilson Máquina “confio no camarada Aniceto para dirigir os destinos da OJM ao nível provincial. Esta candidatura espelha aquilo que, pelo menos, tenho convicção, com o jovem Aniceto, teremos resposta daquilo que são os anseios da juventude ao nível provincial. Sabemos que a OJM é o braço direito do partido Frelimo, a semelhança de toda nação moçambicana sabe que o partido Frelimo é um partido que quer o bem para os moçambicanos, então, nós como jovens queremos que esse bem seja abrangente a toda juventude, tanto é que olhamos para o nosso candidato é alguém que consegue receber e transmitir aquilo que são os desejos da juventude”, alegou o nosso entrevistado.

Refira-se que, actualmente, Aniceto Joaquim Salvado é secretário para área de mobilização no comité provincial da OJM em Nampula. Antes, desempenhou o papel de secretário distrital daquela organização juvenil em Muecate. (Constantino Henriques)