Home ACTUALIDADE Meluco: deslocados passam fome em Mitambo

Meluco: deslocados passam fome em Mitambo

0
119

Meluco (IKWELI) – Famílias que se refugiaram na aldeia de Mitambo, no distrito de Meluco, em Cabo Delgado, queixam-se da fome, em virtude não estarem a receber nenhuma assistência humanitária.

Estes deslocados, fugiram da aldeia Mariria, também, no distrito de Meluco, concretamente no posto administrativo de Muaguide.

Informações de fontes locais indicam que não há alguma organização privada nem governamental que esteja a prover assistência, desde que os deslocados começaram a deixar as aldeias de Muaguide e Mariria para Mitambo, onde alguns tomaram viaturas para outros locais.

Um residente local contou que no domingo passado, uma mulher deslocada de Mariria, com suas três crianças, viu sua filha a desmaiar devido a fome, sendo que ele mesmo foi forçado a tirar pouca farinha que tinha para ajudar a referida cidadã.

“A situação não está boa, mesmo para nós que estamos aqui, as pessoas que ainda não viajaram que saíram do lado de Mariria, Muaguide, uns foram e outras estão aqui, estão a passar mal, falta alimentação, existe até que já saíram a pé com crianças até Massassi”.

Um jovem, membro de uma das associações de voluntários que apoiam deslocados, publicou nas redes sociais que, pelo menos, dez famílias, correspondente a 33 pessoas já chegaram em um dos centros de acolhimento no distrito de Metuge.

Porém, anotou o voluntário que as famílias estavam a enfrentar problemas de abrigo. Não havia tendas nem voluntários suficientes para organizar os abrigos as famílias que deixaram tudo atrás. (Redação)