Home ACTUALIDADE Nangade: descobertos três corpos decapitados

Nangade: descobertos três corpos decapitados

0
155
Victor Borges tem medo de tensao chegar a Nampula

Nangade (IKWELI) – Depois de uma ligeira calmia, sobretudo durante as duas últimas semanas do mês de dezembro passado, a situação de segurança no distrito de Nangade, voltou a deteriorar-se nos últimos dias e mais uma vez a vida dos civis ficou posta em causa.

É que, de acordo com os correspondentes do nosso jornal em Cabo Delgado, três corpos foram encontrados no sábado passado, nas machambas da aldeia Nkonga e Chindolo que, recentemente, foram atacadas por grupos terroristas.

As três vítimas foram encontradas sem vida, depois de decapitadas, e seus corpos abandonados nas machambas daqueles povoados. A sua descoberta foi feita por familiares, que decidiram procurar, quando sentiram a falta das vítimas, uma vez cada um fugiu para onde achou melhor se esconder depois de que se aperceberam presença dos terroristas.

Refira-se que Lijungo é outra aldeia onde os terroristas atacaram e queimaram várias palhotas da população. Aliás, a movimentação de terroristas, também, forçou a movimentação para a sede do distrito, as comunidades de Quinto Congresso, Lijungo e Litingina, deixando as aldeias quase totalmente despovoadas.

Por outro lado, 14 mulheres que durante vários dias estiveram sob custódia dos terroristas, entregaram-se na sexta-feira (7) à Polícia da República de Moçambique em Nangade-sede, estando nas mãos das autoridades até esta segunda-feira.

As mulheres são, na sua maioria, moçambicanas. Cinco delas estão com crianças pequenas, que resultam de gravidezes que tiveram nas matas, uma vez que eram esposas dos terroristas ou de outros reféns. (Redação)