HCN assume que enfrentou crise de falta de material cirúrgico

0
150

Nampula (IKWELI) – A direcção do Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária do norte de Moçambique, assumiu em colectiva de imprensa que a instituição enfrentou crise de abastecimento regular de material cirúrgico.

O director clínico da instituição, Anselmo Vilanculos, disse que “tivemos problemas de abastecimento regular das seringas, por isso que o hospital tomou a iniciativa de adquirir seringas”, o que significa que o “hospital já tem seringa de todos mililitros”.

Esta fonte lamenta o fenómeno de oportunismo que surgiu em volta deste deficit. “Só posso dizer, também, que há oportunismo nesse processo. Há colegas de má-fé, sabendo que hospital recebeu as seringas adequadamente podem se aproveitar disso, porque nós tivemos de tomar medidas para restringir as saídas”.

Na mesma ocasião, o Dr. Vilanculos elaborou sobre o nível de preparação do HCN em relação a quadra festiva que se avizinha. “O Hospital Central de Nampula (HCN) está preparado para responder a qualquer eventualidade que ocorrer durante a quadra festiva”, garante o director clínico da instituição, explicando que “a partir do dia 20 de Dezembro a 04 de Janeiro do ano 2022, vamos só nos concentrar com serviços de urgência, e neste período já temos os reforços das equipes para poder garantir qualquer eventualidade que seja. Estamos a falar de equipas tanto de médicos como de enfermagem que estarão 24/24 horas do dia para dar resposta imediatamente”.

Fora a capacidade humana, Vilanculos fala que “em relação aos medicamentos nós sabemos que tivemos ou temos algumas restrições, de tudo devemos garantir que como unidade sanitária temos medicamentos vitais para dar resposta a qualquer situação que se apresente”, e quem “em relação ao sangue, nós temos neste momento um estoque que dá para responder as emergências”, mas “não estamos satisfeitos com a quantidade que temos”, por isso “temos campanhas que deverão decorrer ao longo dos próximos dias”. (Hermínio Raja)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui