Nampula: Actividade de moto táxi abre oportunidade de autoemprego para jovens mecânicos

0
155

Nampula (IKWELI) – Uma das principais alternativas ao transporte urbano, na cidade de Nampula, no norte de Moçambique, é o táxi de mota, uma actividade que abre perspectivas para novas áreas de autoemprego.

Com o aumento do número de operadores, há a necessidade do estabelecimento de locais para a reparação e manutenção destes meios, e como tal jovens, maioritariamente, mecânicos tem a oportunidade de ganhar, de forma honesta, o seu pão.

Armindo Augusto, jovem mecânico há 2 anos, diz que concluiu o ensino médio do Sistema Nacional de Saúde há algum tempo, mas encontrou na actividade de reparação e manutenção de motorizadas como alternativa para evitar a prática de actos criminais para conseguir sustentar a si e aos seus.

“Abracei esta profissão porque não tinha outra escolha”, conta esta fonte, explicando que “eu precisava de dinheiro para garantir os meus estudos, meu futuro e ajudar a minha mãe desempregada”.

O desejo de Augusto é continuar com os seus estudos no ensino superior, mas antes quer se tornar em mecânico de referência na cidade. “Sonho em ser um engenheiro mecânico, para aliviar os problemas mecânicos e desenvolver o país”.

João Pinto é o outro jovem que a actividade de táxi de mota abriu-lhe uma oportunidade de ganhar dinheiro de forma limpa, na qualidade de mecânico. Ele diz que “é devido a falta de emprego para o sustento que estou fazendo esta actividade”, e que “tenho enfrentado vários desafios na oficina que exerço a minha actividade, como é o caso de roubo de ferramentas”.

E porque estava cansado em não ter condições para pagar as suas contas, Paulo José viu-se obrigado a desenvolver uma actividade sem ter de, necessariamente, aprender com alguém. Tornou-se em mecânico de motociclos, apenas, observando os outros mecânicos do seu bairro.

Estes jovens e suas histórias enfrentem adversidade para colocar pão nas suas famílias, e garantir a escolarização dos seus filhos e outros dependentes. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui