Subida de preços de combustíveis afecta a actividade de táxi de mota na cidade de Nampula

0
112

Nampula (IKWELI) – A subida dos preços de combustíveis no país está, significativamente, a impactar de forma negativa na actividade de táxi de mota na cidade de Nampula, no norte de Moçambique, e os operadores estão desesperados.

O Ikweli conversou com alguns operadores, os quais não escondem a preocupação com a situação, afirmando que as suas receitas caíram drasticamente, ao que ponderam subir os preços praticados.

De 22 anos de idade, o operador Assane Jaime, pai de dois filhos, tem a estação dos Caminhos de Ferro (CFM) como a sua praça de referência, e em entrevista disse que, nas últimas duas semanas, a situação não tem sido encorajadora.

“Desde que subiu o combustível para 71,00Mt (setenta e um meticais), estou a sofrer muito”, disse, comentando que “eu sou pai de filhos, para sustentá-los dependo da minha actividade de táxi mota, e assim com esta subida fica difícil ganhar lucro para o sustento”.

Antoninho Manuel, outro operador de táxi de mota, também, está na mesma situação e disse ao Ikweli que “nós, como taxistas, nos sentimos obrigados a aumentar o preçário do táxi para, pelo menos, obter lucro”, exemplificando que “assim levar um cliente da sipal para o mercado central cobramos 30,00Mt (trinta meticais), contra os anteriores 20,00Mt (vinte meticais)”.

Em alguns casos, ainda que não seja unanime, há relatos de zonas que o preço do táxi de mota subiu em mais de 50%.

Alberto Cipriano, também, operador de táxi de mota, anda desesperado com a situação, e entende ser preocupante porque “assim vamos morrer a fome”.

O pedido deste grupo de cidadãos é no sentido de que voltem a ser revistos os actuais preços, no sentido de que todos possam ter benefícios. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here