Tanzaniano condenado a um ano de prisão por pesquisa e exploração ilegal de recursos minerais em Montepuez

Nampula (IKWELI) – O Tribunal Judicial do distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, condenou o cidadão tanzaniano, Ramadane Sumail, a um ano de prisão e multa correspondente, com a taxa diária de 150,00Mt (cento e cinquenta meticais).

De 28 anos de idade, Sumail era acusado de pesquisa e exploração ilegal de recursos minerais, o quem em sede de julgamento ficou provado, e a actividade era desenvolvida na concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM).

Para este tipo legal de crime, a pena varia de 1 a 5 anos de prisão e multa de até 2 anos, mas o autor teve a sorte de pegar a pena mínima, e após cumprir a pena ele deverá ser deportado para o seu país de origem.

“O número crescente de incidentes, ataques e fatalidades envolvendo mineiros ilegais na concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM) é uma grande preocupação para a empresa e para as comunidades locais, cujas aldeias são pressionadas pelo afluxo de mineiros ilegais de cidades distantes, províncias vizinhas e países estrangeiros. As práticas inseguras dos mineiros ilegais, que são normalmente supervisionadas ou coagidas por sindicatos de contrabando ilegal de pedras preciosas financiados por comerciantes estrangeiros que operam na região, continuam a resultar na perda desnecessária de vidas na região”, refere um comunicado da MRM distribuído pela assessoria de imprensa.

Igualmente, a mesma nota explica que “a MRM realiza actividades de comunicação contínuas para alertar acerca dos perigos da exploração mineira ilegal e insta os indivíduos a não realizarem tais actividades. A MRM também faz campanhas de sensibilização nas comunidades próximas (onde os mineiros ilegais abrigam-se temporariamente) sobre os perigos da exploração mineira ilegal”.

Estes incidentes foram levados ao conhecimento das autoridades, tanto a nível provincial assim como governamental, na esperança de que sejam tomadas medidas mais pró-activas contra aqueles que estão a financiar, facilitar e encorajar o comércio ilegal de rubis Moçambicanos que prejudica Moçambique e o seu povo como consequência da perda de vidas e da privação das tão necessárias receitas fiscais dos recursos minerais de Moçambique. (Aunício da Silva)

Hot this week

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Inhambane: Detectados mais de 30 casos de falsificação de idade nos jogos desportivos escolares

Inhambane (IKWELI) – As províncias de Gaza, Inhambane, Sofala,...

Topics

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

HCQ dá nova esperança a 115 pessoas com problemas oculares

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ)...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img