Home ACTUALIDADE Detidas duas professoras em Nampula por uso de certificados falsos

Detidas duas professoras em Nampula por uso de certificados falsos

0
172
Professora em sala de aula

Nampula (IKWELI) – O Gabinete Provincial de Combate a Corrupção de Nampula (GPCCN) ordenou a detenção de duas professoras que ingressaram no aparelho do Estado mediante certificados falsos.

A recolha das duas educadoras para as celas da polícia teve lugar na última sexta-feira, e uma nota do GPCCN enviado a redacção do Ikweli aponta que “as detidas candidataram-se para o serviço de docência em 2016, na cidade de Nampula, com certificados, alegadamente, emitidos pelos Institutos Médios de Formação de Professores de Gaza, tendo sido contratadas, e, posteriormente, nomeadas”.

Dada a denúncia, segundo a mesma nota, “e feita a devida investigação, constatou-se que os documentos são falsos”, consubstanciando a prática de crimes de “falsificação de documentos, uso de documento falso e fraude”, todos previstos e punidos nos termos da legislação criminal vigente no país.

O mesmo documento esclarece, ainda, que foi aberto um processo com o número 62/0301/P/GPCCN/2021, estando em fase de instrução preparatória. (Redação)