Líder do ISIS – Moçambique entre os cinco anunciados pelos EUA em África

0
186

Washington (IKWELI) – Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram sanções contra cinco líderes jihadistas africanos, incluindo os que operam na província de Cabo Delgado, em Moçambique.

“Estou anunciando a designação de cinco líderes terroristas na África.  Bonomade Machude Omar, Sidan ag Hitta, Salem ould Breihmatt, Ali Mohamed Rage e Abdikadir Mohamed Abdikadir são designados como Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGTs) sob a Ordem Executiva 13224, conforme alterada”, comunica o governo americano através do Departamento do Estado.

Bonomade Machude Omar, também conhecido como Abu Sulayfa Muhammad e Ibn Omar, segundo a mesma publicação, “lidera os Departamentos de Assuntos Militares e Externos do ISIS-Moçambique e actua como comandante sénior e coordenador principal de todos os ataques realizados pelo grupo no norte de Moçambique, bem como facilitador principal e  canal de comunicação para o grupo”.

“Durante o ataque de Março de 2021 a Palma, Omar liderou um grupo de combatentes enquanto Abu Yasir Hassan, o líder do ISIS-Moçambique, liderou outro grupo de combatentes, e Omar também liderou o ataque ao Hotel Amarula em Palma.   Omar foi responsável por ataques na província de Cabo Delgado, em Moçambique, e na região de Mtwara, na Tanzânia”, refere o mesmo documento.

Os Estados Unidos estão empenhados em interromper os métodos de financiamento do ISIS-Moçambique, JNIM e al-Shabaab – todos designados como Organizações Terroristas Estrangeiras e ODSS – limitando suas capacidades de conduzir novos ataques contra civis e apoiar nossos parceiros nos esforços para interromper  financiamento do terrorismo.   Enfrentar a ameaça terrorista em todo o continente exigirá trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros para degradar a capacidade e as operações desses grupos terroristas, combatendo seu controle e influência no oeste, leste e sul da África”, conclui a nota. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here